Eleições 2024
Confira como foram as primeiras horas de votação em Bagé

Niela Bittencourt - Passe é livre neste domingo de Eleições
Nas primeiras horas da manhã deste domingo de Eleições municipais em Bagé, a movimentação foi considerada calma em boa parte dos locais de votação, segundo o Cartório Eleitoral. NO Comercial, um aviso importante foi afixado para informar os eleitores sobre a mudança de local das seções 17, 50, 54, 96, 132, 167, 178, 195 e 231, que foram transferidas para a Casa de Cultura.
Na Escola Felix Contreiras Rodrigues, um grande número de eleitores formaram filas. A presença de diversos candidatos a vereador em frente à escola também chamou a atenção. A reportagem registrou uma viatura da Polícia Federal no local. Questionado sobre possíveis denúncias de crimes eleitorais, um policial explicou que veículos adesivados próximos às seções eleitorais são proibidos e que os casos estão sendo encaminhados à Justiça Eleitoral.
Votação dos candidatos
Luiz Fernando Mainardi, do PT, foi o primeiro candidato a votar, na Escola Silveira Martins. Ele atendeu a imprensa por cerca de 15 minutos e expressou confiança no resultado das eleições: “Sensação de dever cumprido, de consciência tranquila pela bela campanha e pela participação de pessoas que querem uma outra cidade”.
Álvaro Meira, do PDT, foi o segundo candidato a votar pela manhã, na Casa de Cultura, onde estão as seções transferidas do Comercial. Em entrevista à Folha do Sul, ele afirmou que, se eleito, seu primeiro ato será reunir a equipe para avaliar a situação financeira do município.
Movimentação nos locais de votação
Na Escola São Pedro, onde há 11 seções eleitorais, nas primeiras horas das Eleições o cenário era de pouca fila, mas muita sujeira, com "santinhos" espalhados pelo chão. João Adelar Fernandes, morador do Residencial Charrua, chegou ao local às 6h30min e foi o primeiro a votar, afirmando que queria aproveitar o restante do domingo após cumprir o dever.
No Centro Administrativo, pouco antes das 9h, a movimentação era tranquila, sem filas. Já no Colégio Espírito Santo, antes das 11h, o movimento também era fraco.
Na Escola Luiz Mércio, por volta das 8h, uma eleitora deixou a fila para buscar em casa um documento de identidade, pois estava apenas com o título de eleitor. É importante lembrar que, nas Eleições 2024, o eleitor pode votar com qualquer documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte ou carteira de habilitação.
Além disso, na mesma seção, houve a ausência de um secretário e um mesário.
Transporte público e sujeira
O passe livre está garantido neste domingo, e muitos eleitores têm utilizado o transporte público para o deslocamento até as seções eleitorais. No entanto, as paradas de ônibus também sofreram com a sujeira de "santinhos". No ponto de ônibus próximo ao Colégio Auxiliadora, o material forma um verdadeiro tapete.
Deixe seu comentário