RS já vistoriou 84% das propriedades no entorno do foco de gripe aviária
Após denúncia
Saúde garante: ninguém fica sem raio-x

Niela Bittencourt - Secretário esclareceu que novo aparelho está sendo adquirido
O vereador Lelinho Lopes, do PT, garantiu ao Folha do Sul que a Unidade de Pronto-Atendimento enfrenta problemas com seu aparelho de raio-x. Segundo informações obtidas pelo vereador, o equipamento estaria avariado há três meses. E, ontem, garantiu que a máquina não estaria funcionando. “Sabemos que o raio-x é utilizado durante todo o dia. É muito importante para nossa cidade. Precisamos que a questão seja solucionada”, enfatizou.
O secretário de Saúde, Ronaldo Hoesel, garantiu, ontem à tarde para a reportagem, que o raio-x está em funcionamento. "Está funcionando. Ele é um raio-x antigo, que tem tido alguns problemas", elucidou. "Tenho mandado arrumar, só que a empresa que dá manutenção diz que ele está obsoleto e que nós vamos ter que substituir", detalhou.
Lelinho chegou a comentou que a direção da UPA mencionou a necessidade de aquisição de um novo aparelho, que, de acordo com o vereador, custa R$ 300 mil. O secretário de Saúde enfatizou, porém, que mesmo com esses problemas, ninguém fica sem atendimento. "Nesses períodos que ele (o raio-x) deu alguns problemas, nós temos usado o raio-x do PAM, que atende as necessidades da UPA. Inclusive, nós colocamos carros para as pessoas poderem se deslocar para fazer o raio-x", informou.
De acordo com Lelinho, além de orientados a procurarem o Posto de Atendimento Médico, os pacientes também são encaminhados para o Pronto-Socorro da Santa Casa. Ainda sobre o raio-x da UPA, o secretário de Saúde do município acrescentou que já foi encaminhada uma solução para o problema. "O prefeito já destinou recurso para a gente comprar. O prazo de compra é o prazo de entrega dos produtos, da licitação. Enquanto isso, se ele não está funcionando, o do PAM 1 atende as necessidades da UPA. Nós não estamos sem o atendimento", garantiu Hoesel.
Por fim, ele resumiu: "O raio-x da UPA às vezes funciona e, quando dá problema, a gente manda vir e eles dão uma manutençãozinha, mas ele (o raio-x) dura pouco, porque é velho". Hoesel ainda esclareceu que, nesses três meses à frente da Secretaria de Saúde, o aparelho estragou duas vezes. "E aí eu mandei arrumar. No período de conserto, a gente atende com o aparelho do PAM", reiterou. Sobre a atual situação, esclareceu: "Agora, neste momento, ele está fazendo alguns serviços pequenos para não dar muita carga, ou ele estraga. Enquanto não comprar um novo, a gente vai ter esse problema”.
Deixe seu comentário