Quando o Objeto Substitui o Vínculo: Reborns, Mulheres e o Papel Social do Cuidado
Covid-19
Saúde confirma surto no José e Auta Gomes

Reprodução/FS - Necchi informou que 36 pessoas positivaram
Há 12 pessoas internadas com confirmação para a covid-19 na Santa Casa de Caridade de Bagé. Desse total, apenas um positivado está na UTI. O secretário-adjunto de Saúde do município, o médico Ricardo Necchi, informou que essa pessoa internou com um quadro de pressão baixa e desidratação, mas foi testada para a covid-19 porque isso é de praxe e positivou para a doença. Como ela é assistida pela Fundação José e Auta Gomes, foi feita a testagem para a covid-19 nos demais idosos: são 36 casos positivos.
Necchi garantiu que todas as medidas estão sendo tomadas para controlar o surto. Ele mencionou que dois terços das pessoas assistidas pela instituição positivaram: algumas, porém, já estão deixando o período de isolamento e começam a negativar para a doença. Os casos mais graves têm recebido atenção do hospital. Há um monitoramento e, quando necessário, essas pessoas são atendidas pela Santa Casa. Ele não descartou que outros idosos do Auta Gomes sejam internados em decorrência disso.
O médico esclareceu que, por vezes, a covid-19 é descoberta quase de forma acidental. Ou seja, as pessoas com comorbidades acabam sendo internadas em decorrência delas, são testadas para o coronavírus e, assim, é descoberto que estão positivas para a doença. Sobre a paciente internada na UTI, Necchi garantiu que ela está bem. Ele lembrou que, atualmente, a covid-19 é "muito mais benigna do que era há um, dois anos". Muito, é claro, em decorrência da cobertura vacinal. Além disso, boa parte das pessoas já tiveram contato com o vírus e isso "faz com que as defesas estejam mais ativas". Ainda sobre a situação no Auto Gomes, Necchi ressalvou que foi feito o isolamento daquelas pessoas positivadas.
Internações dobraram
Já sobre a atual situação das internações em Bagé, vale mencionar que o número de positivados para a doença que estão em leitos clínicos e na UTI da Santa Casa dobrou em comparação a semana passada: no dia 21, seis pessoas estavam hospitalizadas. Necchi, inclusive, mencionou que a Santa Casa já considera reabrir a enfermaria destinada exclusivamente para atender pacientes positivos para a covid-19. Isso em decorrência da demanda, que aumentou.
Deixe seu comentário