Quando o Objeto Substitui o Vínculo: Reborns, Mulheres e o Papel Social do Cuidado
Covid-19
Médico aponta 'explosão de casos' para início do ano

Reprodução/FS - Testagem aumentou para 150 por dia
O médico Ricardo Necchi afirmou que a Saúde espera um aumento expressivo de positivações para a covid-19 entre a primeira e a segunda semana de janeiro de 2023: "Uma explosão de casos depois deste final de ano". Isso, é claro, em decorrência das confraternizações e festas de final de ano.
Em reportagem sobre o surto de covid-19 na Fundação José e Auta Gomes (página sete: 36 pessoas estão positivas para a doença), o médico, que é secretário-adjunto de Saúde, mencionou que a Santa Casa, inclusive, considera reabrir a enfermaria específica para atender casos de covid-19, justamente por causa da demanda crescente.
Necchi argumentou que o número de casos confirmados já aumentou. A procura por testes também voltou a ser expressiva. Nessa semana, cerca de 150 testes foram realizados por dia. De tal montante, em média de 40 a 50 são positivos para a doença.
O profissional destacou que a Saúde considera reforçar as equipes para realização de testes a fim de agilizar esse serviço, conforme a demanda aumenta. E também é possível que mais locais sejam disponibilizados para a testagem - atualmente, ocorre no PAM e na UPA em casos de recomendação médica.
O médico ponderou, contudo, que a maioria das pessoas que positiva para a doença está assintomática. Também em reportagem publicada nesta edição na página sete, o profissional lembrou que, atualmente, a covid-19 é "muito mais benigna do que era há um, dois anos". Isso em decorrência da cobertura vacinal.
Sobre a demanda por vacinas, garantiu que é pouca, mas ressalvou que a cobertura vacinal em Bagé é alta. Também lembrou que muitas pessoas já tiveram contato com o vírus e que essas duas condições fazem com que as desejas estejam muito mais ativas.
Deixe seu comentário