RS já vistoriou 84% das propriedades no entorno do foco de gripe aviária
Reverência
Oxóssi terá homenagem no Santuário do Quebracho

Divulgação FS -
O 20 de janeiro é dia de Oxóssi: data em que os umbandistas fazem saudações ao orixá. O presidente da Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé, Delmar Medeiros, destacou que, nesta quinta-feira, a partir das 18h, algumas pessoas estarão mobilizadas para isso no Santuário de Iemanjá, no Quebracho.
Ele garantiu que será feita uma linda homenagem, mas que todos os cuidados contra o coronavírus serão tomados. Inclusive, explicou que não houve muita divulgação para evitar aglomerações. O convite foi enviado para os associados. Todos deverão usar máscaras de proteção e será disponibilizado álcool em gel. A preocupação é justificada pelo aumento no número de casos de covid-19 (houve mais de 100 confirmações na terça-feira).
Medeiros lembrou que várias pessoas tem idosos e crianças na família e que todos precisam se proteger. Oxóssi, lembrou Medeiros, é o orixá da mata, que tem grande influência na saúde. É o orixá da caça e da cura. E é especialmente importante para os bageenses, já que São Sebastião é considerado o padroeiro da cidade. Ou seja, é bastante reverenciado.
Orixá da mata
Oxóssi é considerado um orixá da mata, que tem sobre o seu domínio o arco e a flecha. Pelo fato de portar armas, o orixá tem vinculação direta com a vida e a busca pela sobrevivência. Em suas representações, a utilização das armas remete à caça, um dos meios para sobrevivência humana. É ele quem sempre traz a comida para a casa, ou seja, é sinônimo de fartura.
Deixe seu comentário