RS já vistoriou 84% das propriedades no entorno do foco de gripe aviária
Coronavírus
Média diária de positivados para covid-19 é de 25

Arquivo FS - Necchi: “Não vivemos um momento de emergência"
Com a confirmação da ampliação da vacinação contra a covid-19 com as doses bivalentes, que protegem das variantes da doença, para pessoas com 18 anos ou mais, vale abordar a atual situação da pandemia em Bagé. O secretário-adjunto de Saúde, o médico Ricardo Necchi, garantiu: "Não vivemos um momento de emergência". Atualmente, de acordo com ele, em média, de 20 a 25 pessoas positivam diariamente para a doença em Bagé. Esses são os dados referentes as testagens do município - o médico ressalvou que muitas pessoas testam em farmácia. Ontem à tarde, nenhuma pessoa estava internada na Santa Casa com confirmação para a doença.
O secretário-adjunto mencionou que nem recordava a última vez que uma pessoa internou na UTI por complicações da covid-19. Questionado sobre os óbitos - no dia 14 de abril, foi confirmada a morte de um idoso de 86 anos e, no dia 19, também de um idoso de 72 anos, o primeiro com quatro doses da vacina e o segundo com três -, Necchi elucidou que a maioria interna em decorrência de outras patologias. Ocorre que todas as pessoas que internam na Santa Casa são testadas para a covid-19. Assim, a doença é quase um achado eventual. E os óbitos não necessariamente são em decorrência da covid-19. "Pode colaborar", ressalvou, ao acrescentar que a contabilização ocorre quando há positivação.
O médico reiterou que, hoje, aquelas pessoas que positivam para a doença apresentam sintomas leves, muito parecidos com os de uma gripe - geralmente febre e dor no corpo. Ficam em casa de cinco a sete dias e já estão liberados para trabalhar. Sobre as testagens no hospital, Necchi esclareceu que ocorrem para que seja possível isolar o paciente caso haja positivação. Para Necchi, a covid-19, enfim, é uma doença com a qual todos terão que conviver por muito tempo. "Mais uma doença respiratória viral", concluiu. Sobre a vacinação, ele destacou a importância daqueles que enfrentam outras patologias garantirem a dose de reforço, que aumenta a proteção contra as variantes do vírus. "Têm que se vacinar o mais rápido possível", definiu, ao destacar que quanto mais pessoas se vacinarem maior será a resistência coletiva.
Situação no Estado
Ontem à tarde, 465 pessoas estavam internadas com confirmação ou suspeita de covid-19 em todo o Estado. Desse total, 11 estavam em UTIs pediátricas e 75 em UTIs adultas. A informação é de que havia, também até essa quarta-feira à tarde, 8 505 casos ativos da doença. Na tabela divulgada pelo Secretaria estadual de Saúde, Bagé confirmou, desde o início da pandemia, um total de 31 238 casos da doença. O número de novos confirmados era sete e o total de óbitos em decorrência de complicações da doença 371.
Deixe seu comentário