RS já vistoriou 84% das propriedades no entorno do foco de gripe aviária
Agenda
Exposição enaltece e vende artesanato em lã ovina

Divulgação AGrUPa - São itens de vestuário e decoração
Já é possível conferir a exposição Pelas Mãos do Pampa. Isso na Casa de Cultura Pedro Wayne, no coração da cidade. A mostra destaca "o artesanato fabricado na região, com materiais que compõem as raízes da cultura local", como definiu a divulgação da Associação para a Grandeza e União de Palmas, a AGrUPa, responsável pela iniciativa. Todas as peças poderão ser conferidas dessa quarta-feira até o dia 27 de maio, sábado, das 8h30min às 17h30min.
Vale mencionar que há uma diversidade de produtos: são peças em lã ovina, confeccionadas em tricô, crochet e tear. Vera Colares, da AGrUPa, destacou que tudo em exposição estará à venda. As peças, detalhou, são feitas por artesãs da região - dos municípios de Bagé, Piratini, Dom Pedrito e Candiota. "Também estará em exposição artesanato em lã feito pelas jovens de Palmas, que estão fazendo curso para se tornarem artesãs", ressalvou.
O material que predomina, como já citado, é a lã ovina, mas há madeira, osso e pedra em vários detalhes, como em botões, por exemplo. Quem visitar a Casa de Cultura vai encontrar itens de vestuário e também de decoração - resultado de um trabalho que envolveu mais de uma dezena de artesãos. "É uma ótima oportunidade para adquirir roupas de lã para enfrentar o inverno", sugeriu Vera.
Aliás, ela ressalvou que apesar de envolver diretamente cerca de 10 pessoas, esse trabalho que está em exposição envolve uma grande cadeia de atividades e está presente em todos os cantos do Rio Grande do Sul. "Estamos, inclusive, nos preparando para a Semana da Moda em Lã do RS, evento estadual, que deverá acontecer em Porto Alegre no mês de julho", informou.
Por fim, a representante da associação enfatizou que as peças artesanais são únicas. "Confeccionados uma a uma, em lã, que é um material biodegradável. Então, além da beleza e exclusividade, quem usa o artesanato em lã contribui para a salvação do planeta", definiu.
Deixe seu comentário