História
Duas figuras populares são eternizadas em livros

Divulgação FS - Encrencas políticas estão relatadas no livro de Sonia
O mês de setembro será marcado pelo lançamento de dois livros que contam a história de vida de duas figuras populares da Rainha da Fronteira. Os nomes de ambos ultrapassaram as fronteiras de Bagé, pois são reconhecidos no Estado e no Brasil. Os lançamentos coincidiram em ser no mesmo mês. O primeiro acontece no dia 5 de setembro, às 17h30min, na sede da Subseção da OAB de Bagé. É o lançamento do livro “Minhas Memórias do Rádio”, de Edgar Abip Muza, de 81 anos.
O livro de 104 páginas conta a trajetória de Muza no rádio, com foco nas transmissões esportivas pelo Estado e em países da América do Sul. Tudo com muito humor e charadas do autor. O livro já está sendo vendido e com grande procura.
Foram impressos 300 exemplares e boa parte já foi comercializada. A reportagem perguntou para Muza se irá aumentar a tiragem para o dia do lançamento. Ele respondeu que está estudando essa possibilidade com o editor do livro, o escritor e compositor Eron Vaz Mattos, também com os apoiadores.
No alto dos seus 81 anos, Muza vive um momento especial com a publicação do livro, que levou 13 anos para ficar pronto. “Inesperado. Eu nunca havia pensado em escrever livro. Agradeço ao Eron Vaz Mattos”, resumiu o radialista.
De tudo um pouco
O outro lançamento é do livro sobre a ex-vereadora Sonia Mara Gomes Leite, 75 anos, que acontece no dia 15 de setembro, às 18h, na Leb Livraria e Cafeteria. Quem assina a obra é o escritor Gladimir Aguzzi. O livro conta a vida pessoal e a trajetória política de Sonia.
A ex-vereadora ressaltou que é a primeira biografia de alguém vivo de Bagé, segundo informação que ela obteve com o empresário Richarles Nogueira (proprietário da Leb Livraria e Cafeteria, onde será o lançamento). De acordo com Sonia, Aguzzi construiu sua história desde a infância até os tempos atuais. "Esta biografia seria para março, mas não o fiz para encerrar não só como uma caminhada política, mas entregando a comunidade e região minha luta de 18 anos pelo Centro Avançado de Perícias”, mencionou.
Conforme Sonia, o livro conta de tudo um pouco: da infância a adolescência, histórias de amor, o seu grande amor de 58 anos (Adão Leite), projetos sociais e Legislativo, encrencas políticas, sabores e dissabores. “O mais interessante é que, através dos diversos depoimentos, fiquei sabendo de coisas das entranhas da política das quais nunca tive conhecimento. Enfim, é realmente uma história contada em forma de romance. Na minha leitura de revisão, ri, chorei e me espantei. Meu biógrafo é mil. E o livro foi escrito buscando nos arquivos dos jornais, Arquivo Público e Museu Dom Diogo”, detalhou a ex-vereadora.
Deixe seu comentário