Carne de frango e ovos são seguros para consumo, enfatiza governo
Mobilização
Coleta de sangue acontece neste sábado na Santa Casa

Davidyson Damaceno/Especial FS - Expectativa é por total de 90 doadores
Mais uma coleta de sangue acontece neste sábado em Bagé. Será na assistência, na Santa Casa de Caridade, abaixo do Pronto-Socorro, a partir das 8h30min. Desta vez, o serviço será em parceria com a Unimed, como destacou o secretário de Saúde, Michelon Apoitia. Ele revelou que 50 fichas já foram distribuídas, mas os interessados em doar podem procurar a equipe para isso. A expectativa é de que o total de fichas distribuídas alcance entre 80 e 90.
Esse montante é o considerado ideal como média para a manutenção do serviço em Bagé. Apoitia mencionou que houve coletas com baixa adesão, mas que, nas últimas oportunidades, foi possível verificar que a população entendeu a importância do serviço para a comunidade. Afinal, com as coletas na Rainha da Fronteira, familiares e amigos de quem precisa de sangue não têm que enfrentar a estrada para doação em Pelotas e isso é muito importante, porque todo um desgaste é evitado.
Vale lembrar que a coleta de sangue em Bagé foi retomada no dia 12 de março, como parte de um projeto-piloto, quando 50 doadores se cadastraram previamente e, no dia, foram até o local em horários também pré-definidos. Desde então, as coletas têm ocorrido a cada 15 dias. É importante destacar que, para doar sangue, é necessário apresentar documento com foto, possuir idade entre 16 e 69 anos, estar pesando acima de 50 quilos e estar alimentado antes do procedimento.
Caso a coleta ocorra após o almoço, o doador precisa aguardar duas horas para se submeter ao procedimento. O doador também precisa ter dormido pelo menos seis horas nas 24 horas que antecederam a doação. Além disso, menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. É preciso mencionar, ainda, alguns impedimentos temporários, como gripe ou febre. E de acordo com o Secretaria de Saúde do Estado, aqueles que se vacinaram devem aguardar sete dias para doar sangue ou 48 horas se a dose foi de Coronavac. Além disso, quem teve covid-19 deve esperar 10 dias após estar totalmente recuperado. Quem testou positivo, mas não apresentou sintomas, deve aguardar apenas 10 dias após positivar.
Deixe seu comentário