Carne de frango e ovos são seguros para consumo, enfatiza governo
211 anos
Bagé do ontem, de hoje e do futuro

Edson Larronda/Especial FS -
Neste dia 17 de julho, a Rainha da Fronteira chega aos seus 211 anos de fundação. Cidade forjada nas guerras, lutas e conquistas. Terra de homens e mulheres que levam o nome de Bagé pelo mundo. Celeiro do Cavalo Crioulo, berço do Puro Sangue Inglês e das raças britânicas. Ostenta a primeira feira de rústicos do Brasil - a Expofeira. Lugar de homens e mulheres apaixonados pela cultura e a arte. Palco ao longo da história de aguerridos políticos e juristas. Terra do Ba-Gua.
Pensando no ontem, no hoje e no futuro, a reportagem ouviu lideranças que ajudam a construir essa história.
Prefeito Divaldo Lara
"Desejo para Bagé nos seus 211 anos muita saúde. Uma cidade acolhedora, histórica no estado gaúcho e protagonista de grandes feitos. O último deles foi na pandemia, quando Bagé enfrentou e fez a melhor gestão da crise pandêmica em todo território gaúcho e brasileiro, reconhecida por não ter fechado a cidade, por ter crescido com empregos, empresas e empreendimentos no momento mais grave da pandemia, conciliando isso a saúde da população. A perspectiva de que Bagé tem grandes anos de progresso pela frente, com mais investimento em infraestrutura, com alinhamento com o Rio Grande do Sul e Brasil. A cidade de Bagé, em breve, estará com suficiência hídrica, porque o Exército brasileiro está construindo a barragem dos bageenses, o maior empreendimento e o sonho de toda nossa população. Bagé é a cidade que orgulha a todos os bageenses e é um orgulho para o Brasil".
Presidente da Associação e Sindicato Rural, Geraldo Corrêa de Mello
"Para o aniversário da nossa querida Bagé, o desejo é que cada vez mais ela possa ter estrutura para realizar o nosso sonho, com muito progresso e harmonia. Vida longa para a nossa Ranha da Fronteira!".
Bispo Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco
"No aniversário de nosso município, 211 anos de sua fundação, desejo que todos tenham saúde, paz e Deus no coração. Que aumente cada vez a mais solidariedade e compaixão com os mais necessitados. Que as forças vivas de nossa cidade se unam para construir o bem. Que o amor seja o principal caminho a ser percorrido para a festa de todos. Parabéns, felicidade para todos e que Deus vos abençoe e proteja. Paz e Bem".
Presidente do Cobame, Silvana Osband
"Em uma terra de tantas histórias, tradição e encantos, nós desejamos que nossa cidade siga orgulhando seu povo e bem acolhendo os que aqui escolheram para viver. Acreditamos que quem faz a cidade são as pessoas, então temos como entidade o desejo de poder auxiliar e inspirar no desenvolvimento, qualificação e crescimento. Cabe a todos nós fazermos o amanhã, por isso prestamos nossa homenagem a cidade e ao povo".
Presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Bagé, pastor Ruben Ferreira
"Neste Aniversário dos 211 anos de Bagé, queremos parabenizar a cada bageense e desejar um fortalecimento maior da fé em Deus, para que possamos manter viva a esperança e o amor, que d'Ele provém, e assim alcançarmos o objetivo de ser uma sociedade melhor, onde nossas ações sejam motivadas pelo amor a Ele e ao nosso semelhante".
Presidente da Associação e Comercial Industrial de Bagé (Aciba), Ricardo Pinto de Souza
" Nesses 211 anos, Bagé é uma cidade que está crescendo, está em desenvolvimento, cada vez se aprimorando mais e aprendendo mais. A Aciba acompanha esse desenvolvimento há 123 anos. A Aciba é parceira do município através de seus associados e da própria entidade, que movimenta a economia, a geração de emprego e renda. Neste momento festivo, a entidade quer que cada vez Bagé atinja um patamar maior, atinja dentro da parte da economia, social e cultural - tudo aquilo que Bagé já foi, é e continua sendo dentro do estado do Rio Grande do Sul".
Presidente da Subseção da OAB de Bagé, Márcia Rochinhas
"Em nome da OAB Subseção Bagé e toda advocacia bageense, desejamos um feliz aniversário para Bagé pelos seus 211 anos. Essa terra de pessoas acolhedoras, guerreiras e que lutam por dias melhores e vencem desafios, um povo apaixonado pela cultura gaúcha e uma das cidades mais tradicionalistas do Rio Grande do Sul".
Presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Lara
"São 211 anos históricos na nossa cidade, já que coisas que a nossa comunidade esperou há tantos anos estão acontecendo. Há muitos anos a nossa comunidade é refém da falta de água e do racionamento e nós estamos entregando um sonho, que é de uma barragem feita pelo Exército. Há anos a nossa comunidade bageense aguarda por um centro de Radioterapia, de tratamento ao câncer, e o nosso governo, com o apoio dos vereadores da base, estão entregando para a comunidade obras significativas que vão melhorar a qualidade de vida, que vão trazer desenvolvimento e benefícios para nossa cidade. Bagé é uma das melhores cidades para se morar. Essa fé e essa persistência que nosso povo tem para vencer desafios, que siga nos acompanhando para que a gente possa tirar sonhos históricos do papel e colocar na realidade como, é o caso da obra da barragem da Arvorezinha e também da Radioterapia. Que Deus siga nos abençoando e eu fico feliz, particularmente, porque nesses 211 anos consegui trazer o Banco de Alimentos para Bagé, que é uma entidade sem fins lucrativos que conta com a solidariedade do povo bageense e ajuda com toneladas instituições sociais e também famílias carentes. Sou presidente do Banco de Alimentos e posso comemorar os 211 anos com esse importante projeto social da Fiergs, que é uma parceria com empresários e sociedade. Muito feliz pelo tempo que estamos vivendo, pelos desafios, por tudo que superamos e estamos motivados pelos desafios do futuro".
Delegado regional de polícia, Luís Eduardo Benites
"Pelos 211 anos de Bagé, nós desejamos que a cidade encontre um caminho de melhoria de vida, de condições de vida de toda a população. Encontre um caminho de desenvolvimento e progresso que seja igualitário e distributivo, que possibilite a todas as camadas da população ter acesso aos recursos e as riquezas produzidas em nossa cidade. Da mesma forma, eu desejo que Bagé reencontre seu caminho histórico de cidade de ponta, de desenvolvimento - cidade que sempre foi historicamente uma referência para o estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Precisamos reconstruir os espaços públicos do município, toda nossa infraestrutura urbanística precisa ser repensada nesse século 21, diante das novas demandas econômicas, sociais e ambientais que se fazem necessárias para que se coloque o município dentro de um patamar de desenvolvimento e reconhecimento no âmbito estadual, nacional e internacional. O desenvolvimento, a projeção e o reconhecimento do município se faz com o trabalho local. O local tem capacidade de ser universal. Mas para que isso ocorra é necessário que repensemos a nossa situação enquanto comunidade. A partir desse repensar das nossas condições, das vantagens que temos no âmbito de clima, solo e infraestrutura, a gente possa estabelecer um rumo necessário para o nosso povo. Precisamos reprojetar o município para o futuro, vistoêque precisamos reconhecer nossas deficiências e, diante disso, buscar vencê-las. E para que isso ocorra devemos mudar a forma de pensar, de agir, como temos visto a cidade nos últimos 40 ou 50 anos - senão mudarmos a forma de pensar, não vamos alcançar o patamar de desenvolvimento.
Deixe seu comentário