Carne de frango e ovos são seguros para consumo, enfatiza governo
Censo 2022
Apelo é para que bageenses recebam os recenseadores

Tânia Rêgo/Agência Brasil - Maior dificuldade relatada pelos recenseadores em Bagé é para acessar prédios e condomínios residenciais
Desde o dia 1º de agosto está em andamento em todo o Brasil o Censo 2022 (referente a edição de 2020, que não foi realizada em função da pandemia de coronavírus). E em pouco mais de 20 dias diversos domicílios bageenses já foram visitados. É o que informou a agência de Bagé do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O apelo é para que a população receba os recenseadores e colabore com a pesquisa, que deve ser feita a cada 10 anos.
Ao todo, quase uma centena de recenseadores estão percorrendo as ruas de Bagé fazendo as entrevistas domiciliares do Censo. Conforme Laiane Castro, coordenadora da agência de Bagé do IBGE, cerca, até o momento, cerca de 35% do total de endereços estimados inicialmente já foram visitados na cidade. Isso acontece mesmo com uma defasagem no número de recenseadores.
Para Bagé, o IBGE disponibilizou 113 vagas para o cargo. Contudo, ainda faltam 26 para serem preenchidas. Laiane informou que hoje, dia 23 de agosto, inicia o treinamento com os novos recenseadores que irão completar o quadro. No último dia os candidatos farão uma prova sobre os conhecimentos adquiridos. Assim, serão preenchidas as vagas remanescentes.
Cabe destacar que a previsão inicial dada pelo IBGE para conclusão do Censo é 31 de outubro. Entretanto, o Censo não será dado como concluído até que todos os domicílios tenham participado da pesquisa.
Receptividade
De acordo com Laiane, a grande maioria dos bageenses têm recebido bem a visita dos recenseadores. Mas, há exceções. "Ainda temos algumas resistências ou desconfiança", contou.
Algumas pessoas ficam desconfiadas de que se trata de algum tipo de golpe. Por isso, todos que trabalham no Censo estão devidamente identificados. Mesmo assim, há alguns procedimentos que podem ser adotados em caso de dúvidas.
A pessoa que quiser confirmar a veracidade das informações sobre o recenseador pode ligar diretamente para a agência de Bagé, através do número (53) 32424074 ou diretamente para o IBGE, no 08007218181.
Também há alguns pontos de fácil identificação pela população. Todos os recenseadores portam um aparelho chamado Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), onde os dados fornecidos são lançados. Eles também utilizam boné, colete e bolsa com o nome do IBGE. Além disso, todos possuem um crachá de identificação exposto no colete, na parte frontal, à esquerda para quem vê de frente. Neste crachá constam informações como nome e número da matrícula, que podem ser confirmadas junto ao IBGE. O crachá também possui um QR Code que confirma as informações dadas pelo recenseador.
Nos casos dos condomínios, o contato é feito com o síndico, que agenda o dia e horário para que os moradores sejam visitados. Se mesmo assim a pessoa se recusar a receber o recenseador, o supervisor dele é quem retorna ao domicílio. Acessar esses locais, inclusive, é a maior dificuldade relatada pelos recenseadores em Bagé, conforme Laiane.
A coordenadora ainda falou sobre a importância de responder corretamente os questionamentos. "Alguns minutos dedicados às respostas são fundamentais para o sucesso do objetivo da operação censitária, que é retratar a realidade brasileira. Faço um apelo para que a população receba bem o recenseador que está desenvolvendo um trabalho valoroso para o País", destacou.
Vale lembrar que as informações prestadas aos recenseadores não são divulgadas individualmente. Desta forma, não é possível haver qualquer tipo de vazamento de dados sobre um domicílio em especial.
Dados
Em três semanas de coleta de dados, aproximadamente 41 milhões de pessoas responderam ao questionário do Censo Demográfico 2022 no país, o equivalente a 19% da população brasileira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já foram visitados pouco mais de 18 milhões de domicílios e a expectativa é que toda a população seja entrevistada até 31 de outubro.
Deixe seu comentário