BAGÉ WEATHER

Balanço

Gedeão Pereira manifesta preocupação com a seca nas lavouras

Divulgação/Farsul - Bageense apresentou os três principais compromissos para o novo mandato

O Federação da Agricultura no Rio Grande do Sul (Farsul) apresentou o balanço de 2021 e projeções para 2022. O encontro, que aconteceu na sede da Federação e teve formato híbrido, serviu para o presidente Gedeão Pereira, apresentar os três principais compromissos para o novo mandato que inicia em 1º de janeiro de 2022: irrigação, questões ambientais e o programa Duas Safras.

Em sua fala de abertura, Gedeão elencou os principais acontecimentos do ano que tiveram a participação do Sistema Farsul, como o status do Rio Grande do Sul de livre de febre aftosa sem vacinação, alteração na legislação sobre uso de agroquímicos no estado e a construção do programa Duas Safras. O presidente abordou também questões relacionados ao mercado internacional, em especial as exportações de carne para a China.

O presidente do Sistema Farsul também falou da preocupação com a seca que já começa a atingir as lavouras do Rio Grande do Sul, especialmente do milho. Gedeão destacou que o problema é recorrente no estado. "Há anos que viemos trabalhando a respeito do tema irrigação e lastimavelmente nós não conseguimos evoluir por questões com o Ministério Público Estadual que impetrou uma ação e levou uma liminar que nos impede de fazer reserva de água tanto na metade sul, quanto na metade norte. Embora tenhamos um diálogo hoje mais promissor com o próprio MPE, também temos uma conversa muito íntima com Fepam, Sema e Casa Civil no sentido de tentarmos evoluir, mas o fato é que até agora nós não conseguimos", informou.

Balanço 2021

O balanço econômico, apresentado pelo economista-Chefe, Antônio da Luz, apontou um aumento de 4,4% na área plantada na safra 2021. "Os grãos que tiveram desempenho superior foram justamente os de inverno, ocupando não novas áreas, mas aquelas já consolidadas no verão e que não são plenamente aproveitadas por não termos uma produção voltada para mercado", avaliou. O resultado foi um aumento da produção não apenas pela ampliação da área, mas por se tratar de uma comparação com um período anterior com registro de seca.

Para 2022, a projeção é de um aumento de 3,1% na área plantada, também para as culturas de inverno e um crescimento de 1,8% na produção. Atingindo um valor bruto da produção de R$ 77,11 bi.

 

Safra de inverno deve ser maior dos últimos anos Anterior

Safra de inverno deve ser maior dos últimos anos

Levantamento destaca culturas da região de Bagé Próximo

Levantamento destaca culturas da região de Bagé

Deixe seu comentário