Alerta
Avaliação revela desafios no desempenho em matemática e português

Sumaia Vilela -
A mais recente edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicada em 2023, trouxe um panorama atualizado sobre o desempenho dos estudantes brasileiros em língua portuguesa e matemática. Os dados foram divulgados na mesma semana em que se comemoram o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio) e o Dia Nacional da Matemática (6 de maio). Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o levantamento mostra tanto avanços quanto persistências em níveis críticos de aprendizagem, especialmente nas etapas finais do ensino fundamental e médio.
No 5º ano do ensino fundamental, os alunos apresentaram uma leve melhora em português, com queda no percentual de estudantes nos níveis mais baixos e crescimento nos níveis mais altos da escala de proficiência. Em matemática, também houve redução na concentração de alunos nos níveis inferiores e aumento na faixa dos níveis mais elevados. A maior parte dos estudantes segue, porém, concentrada nos níveis intermediários da escala, com destaque para os níveis 4 e 5 em ambas as disciplinas.
No 9º ano, os dados indicam uma estagnação mais visível, sobretudo em matemática. Em português, houve discreta melhoria no desempenho, com ligeira queda no percentual de estudantes nos níveis mais baixos e aumento tímido nos mais altos. A maioria, no entanto, segue nos níveis 2, 3 e 4 da escala. Em matemática, o cenário é semelhante ao de 2021, com predominância nos níveis 2 e 3, mas com um pequeno crescimento na proporção de estudantes nos níveis mais altos.
Já no ensino médio, os desafios se intensificam. Em português, quase 65% dos alunos estão nos quatro níveis inferiores da escala, embora tenha havido pequena redução em comparação a 2021. Em matemática, a situação é ainda mais crítica: mais de 73% dos estudantes se concentram nos níveis mais baixos. Apesar disso, houve um ligeiro crescimento na faixa dos alunos que atingiram os níveis mais altos em ambas as disciplinas, o que aponta avanços pontuais.
Em 2024, o Inep organizou oficinas com especialistas e docentes da educação básica para definir os novos padrões de desempenho do Saeb, utilizando o Método Angoff Modificado. A expectativa é que os parâmetros, a serem divulgados antes da próxima aplicação da avaliação, contribuam para uma leitura mais precisa da proficiência estudantil. Desde 1990, o Saeb cumpre papel essencial na formulação e monitoramento de políticas públicas, ao oferecer diagnósticos baseados em evidências sobre a qualidade do ensino no país.
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