BAGÉ WEATHER

Sensação de melhora nos preços dos alimentos eleva popularidade de Lula

Não adianta a gente se irritar com institutos de pesquisas. Eles estão aí mesmo para ganhar seus ‘pilas’. São comércios estabelecidos que vieram para ficar. Agora mesmo estão trabalhando na coleta de materiais para usar a metodologia nas próximas pesquisas. Sensação de melhora eleva popularidade. A pergunta: “levanta o dedo quem está sentindo melhora nos preços dos alimentos?” 

Pesquisa “Sensação de melhora no preço dos alimentos eleva popularidade de Lula no Nordeste” 

O governo também aumentou a aprovação entre a população que ganha até dois salários mínimos, passando de 46% para 55%. Já nos estados do Nordeste onde a popularidade do governo mais aumentou foram Bahia (de 47% para 60%) e Pernambuco (de 49% para 62%) – (crédito:). O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o melhor desempenho desde o começo de 2025. Segundo a quinta rodada da Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20/8), a desaprovação de Lula caiu de 53% para 51% e a aprovação subiu de 43% para 46%. O levantamento também aponta que Lula recuperou popularidade no Nordeste: a aprovação foi de 53% para 60% e a desaprovação caiu de 44% para 37%. Os estados do Nordeste onde a popularidade do governo mais aumentou foram Bahia (de 47% para 60%) e Pernambuco (de 49% para 62%). O governo também aumentou a aprovação entre a população que ganha até dois salários mínimos, passando de 46% para 55%, enquanto a desaprovação foi de 49% para 40%. 

Pesquisa da Genial/Quaest: “Com ajuda de Trump, desaprovação de Lula diminui para 51%”. Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, o que explica a melhora na popularidade do governo, especialmente no Nordeste e na população de renda baixa, é a percepção de queda dos preços dos alimentos. "A sensação de melhora nos preços dos alimentos vem sendo sentida em todas as regiões do país desde o começo do ano. Mas agora, sem as crises do PIX e do INSS, produzem efeitos mais acentuados e percebidos na popularidade do governo", cita o especialista. 

Felipe também destacou que é a primeira vez, desde outubro de 2023, que diminuiu o número de brasileiros que acreditam ter hoje um poder de compra menor do que há um ano (saiu de 80% para 70% quem achava que o poder de compra tinha diminuído no último ano). Lula é desaprovado em SP, RJ, MG, PR, RS e GO e aprovado em PE e BA. 

Outro fator decisivo para a melhora na aprovação do governo foi a postura de Lula diante do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil. Para 48% dos brasileiros, Lula e o PT estão se saindo melhor nesse embate contra os EUA, enquanto apenas 28% defendem Bolsonaro e os aliados do ex-presidente. A Quaest ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro para a amostra nacional é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos. 

Voltei – Os institutos seguem mostrando algo que, para mim, só existe na cabeça deles. Confundir popularidade com aprovação é algo fantástico, mas que serve para justificar possíveis ‘reviravoltas’ quando as eleições se aproximarem. Certo? 


Está anunciado para 2 de setembro o julgamento de Bolsonaro Anterior

Está anunciado para 2 de setembro o julgamento de Bolsonaro

Minha desconfiança / galo torto é assim Próximo

Minha desconfiança / galo torto é assim

Deixe seu comentário