BAGÉ WEATHER

Pleito

Eleição do ano que vem terá novas urnas eletrônicas

Divulgação/TSE - Placas-mãe dos equipamentos são fabricadas em Manaus

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso apresentou as novas urnas eletrônicas que equiparão os postos de votação na eleição do ano que vem.

O modelo 2020, que vai compor quase metade do parque eletrônico, será distribuído por todo o País. Serão 224.999 urnas novas de um total de 577.125 equipamentos disponíveis em 2022. Até aqui, o modelo mais recente era de 2015. Ao todo, as eleições do ano que vem vão usar seis diferentes modelos de urna lançados desde 2009.

Barroso informou que as novas urnas eletrônicas permitirão a renovação do parque dos equipamentos da Justiça Eleitoral, já que a vida útil de uma urna é de 10 a 12 anos. O ministro também explicou que, embora as placas-mãe sejam fabricadas em Manaus, a montagem final das urnas ocorre em Ilhéus (BA), por uma questão de logística de distribuição. Segundo Barroso, o TSE espera receber os equipamentos prontos até maio de 2022.

Barroso assinalou que um dos principais itens de segurança da urna eletrônica é não ter conexão com qualquer rede, o que inviabiliza ataques externos por?hackers. Lembrou, ainda, que, após a inspeção dos códigos-fontes do sistema e dos programas por partidos, entidades públicas e universidades, todo o conteúdo é lacrado, recebendo a assinatura digital de autoridades, e trancado na sala-cofre do Tribunal. "A partir daí, os programas não podem ser modificados. E a urna não executará os programas além dos certificados", destacou.

Ele salientou também que, antes, durante e após a votação, as urnas podem ser auditadas pelos partidos e instituições fiscalizadoras que integram a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e pela sociedade em geral. Entre esses momentos passíveis de auditagem, o ministro citou a abertura dos códigos-fontes do sistema, que ocorreu em outubro - a um ano do pleito -, e a realização do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação, realizado em novembro.

 

TSE unifica horário de votação na eleição de 2022 Anterior

TSE unifica horário de votação na eleição de 2022

Manifestação pelo veto popular vai para parecer jurídico Próximo

Manifestação pelo veto popular vai para parecer jurídico

Deixe seu comentário