Carne de frango e ovos são seguros para consumo, enfatiza governo
Baixos estoques
Última coleta de sangue do ano está marcada

Reprodução/FS - Total de 60 bolsas foram coletadas no sábado
Os estoques de sangue nos hemocentros do Estado estão críticos. Isso em um período que antecede as festas de final de ano e os feriados, quando historicamente as doações caem ainda mais e, concomitante a isso, a demanda por sangue aumenta.
No sábado, ocorreu coleta de sangue na assistência da Santa Casa de Caridade. De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Gomes, 60 bolsas foram coletadas no dia. Tal montante foi considerado satisfatório. A procura, vale mencionar, foi ainda maior. Ocorre que foram 75 cadastros, mas nem todos os doadores estavam aptos para a coleta.
A próxima coleta de sangue já está marcada: será no dia 3 de dezembro e é a última do ano. Gomes destacou que a campanha para que essa coleta seja bem sucedida já começou. Inclusive, interessados em realizar um pré - cadastro para a doação de sangue podem procurar a Secretaria de Saúde. Isso agiliza a coleta no dia.
Vale mencionar que há capacidade de captação de uma centena de bolsas em um dia de coleta de sangue. O secretário de Saúde enfatizou que o objetivo é mesmo conseguir coletar essas 100 bolsas de sangue. A coleta mais uma vez ocorrerá na assistência da Santa Casa.
Sobre a situação do Estado, vale mencionar a do Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Na instituição de Saúde, já se considera cancelar cirurgias eletivas porque não há estoque suficiente. "O fluxo de doadores é menor do que o necessário, e procedimentos complexos como transplantes exigiram muitas bolsas. Neste momento, apelamos a todos que puderem doar. Se não conseguirmos aumentar o número de doadores, procedimentos como cirurgias eletivas terão de ser cancelados", disse o chefe do Banco de Sangue, Leo Sekine, ao G1.
Deixe seu comentário