Carne de frango e ovos são seguros para consumo, enfatiza governo
Saúde
Santa Casa terá atividades do Agosto Dourado

Elza Fiuza/Especial FS - Semana chama a atenção para importância do aleitamento materno
O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira a Campanha Nacional de Amamentação 2022. O tema é "apoiar a amamentação é cuidar do futuro". O ministro Marcelo Queiroga afirmou que o tema é prioridade para governo.
O leite materno é considerado pela OMS como o alimento de ouro para os bebês. Além disso, fortalece o vínculo entre mãe e filho e previne doenças como diabetes e obesidade nas crianças e o câncer de mama nas mulheres. De acordo com a OMS, seis milhões de vidas são salvas a cada ano por conta da amamentação. No Brasil, quase 46% dos bebês de até seis meses de vida são amamentados ao seio de forma exclusiva e cerca de 60% recebem o leite materno até os dois anos.
Em Bagé, as ações da campanha serão realizadas pela Santa Casa de Caridade, que além de abrigar a referência regional materno-infantil, também possui o Banco de Leite Humano, umas das únicas unidades no Rio Grande do Sul. Conforme a pediatra Cledinara Rodrigues, em vídeo divulgado pelo hospital, o objetivo é sensibilizar a comunidade sobre o tema. "Nos trabalhamos diariamente aqui na Santa Casa sobre a importância do aleitamento. Mas, nessa semana, a ideia é divulgar para a comunidade", falou.
Durante esta semana, a unidade materno-infantil estará toda decorada para enfatizar a campanha, chamando a atenção de quem circula nas dependências do hospital. Haverá ainda uma palestra direcionada para os profissionais da entidade sobre a importância do aleitamento nas especialidades, como Psicologia, Fonoaudiologia e Odontologia. Em parceria com a Unimed serão distribuídos lanches e brindes para todas as mães que tiverem o parto realizado nesta semana no hospital.
Benefícios
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) destaca uma série de benefícios para a criança que recebe o leite materno. O aleitamento melhora a digestão e diminui as cólicas; desenvolve a inteligência, quanto maior for o tempo de aleitamento; reduz o risco de alergias; diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma; estimula e fortalece a arcada dentária; e previne contra as doenças contagiosas.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Deixe seu comentário