Carne de frango e ovos são seguros para consumo, enfatiza governo
Região
População se mobiliza para cobrar agilidade na RSC 473

Divulgação - Obra começou no ano passado
Hoje, a partir das 11h, acontece uma reunião no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Lavras do Sul. O encontro irá debater ações do movimento pelas obras nas RSC 473 e 357. A população cobra agilidade e melhores condições de trafegabilidade.
A reportagem do jornal Folha do Sul ouviu Luciane Delabary, uma das lideranças do movimento na Terra do Ouro. Luciane contou que o grupo estava mobilizado há bastante tempo para cobrar melhorias na estrada que liga Bagé e Lavras do Sul. "Pedindo conserva, manutenção e até mesmo a cobrança sobre o tão prometido asfalto", elencou.
Agora, o Sindicato Rural resolveu unir forças com outros grupos que buscam o mesmo propósito. "Resolvemos então unir força, juntar os grupos que buscam o mesmo propósito, fazermos uma reunião de todos os grupos, chamar os prefeitos dos municípios envolvidos e juntos tentarmos uma solução imediata para a questão da trafegabilidade da estrada , que neste momento está impossível nos 20 quilômetros que corresponde a ERS 357, há mais de seis meses nem uma manutenção", relatou.
Foram convidados a participar da reunião os usuários da estrada em geral, representantes dos estudantes que precisam trafegar todos os dias por ali, produtores rurais da região que utilizam o trajeto para escoar a produção, representantes do poder público e caminhoneiros. "Enfim, todos que precisam da estrada no seu dia a dia, bageense e lavrense", destacou Luciane.
Respostas
Os grupos que cobram melhorias nas estradas já entraram em contato diretamente com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). De acordo com Luciane, a informação que se tem é que não há recursos para a manutenção adequada da estrada. Além disso, o maquinário utilizado está sucateado e algumas máquinas estragam com frequência.
"Sabendo desta falta de condições, já estivemos em Porto Alegre várias vezes, na Secretaria de Infraestrutura e no DAER. Por este motivo estamos marcando esta reunião, para alinhar com outros grupos e montar uma estratégia para obtermos um resultado positivo", finalizou.
Relembre
Logo no início de setembro do ano passado, mais precisamente no dia 2, foi dado pontapé inicial para a realização de um sonho para muitos moradores de toda a região da Campanha. Nesse dia, o mandatário do Estado, Eduardo Leite, esteve na Rainha da Fronteira e assinou a ordem de serviço para o início da pavimentação de um trecho entre Bagé e Torquato Severo. Serão investidos nessa etapa R$ 35,34 milhões com recursos do Tesouro do Estado. A estrada integra o Plano de Obras do governo do Rio Grande do Sul. A previsão era de que a pavimentação de 22,7 quilômetros da RSC-473 seja concluída até o final de 2022.
O asfaltamento da RSC-473 é um desejo muito antigo dos moradores da região. Há pelo menos três décadas a população sofre com as condições da estrada que é repleta de buracos, fazendo com que muitos motoristas fiquem empenhados no meio do caminho.
Deixe seu comentário