Trabalho
Instituto Vilson Souza atende alunos da rede municipal de ensino

Divulgação - Equipe oferta aulas de equitação gaúcha e equoterapia
Manter as tradições vivas e despertar o gosto pelo cavalo nas novas gerações. Estes são apenas alguns dos objetivos que norteiam o Instituto Vilson Souza. Criado em 2022, a instituição oferece aulas de equitação gaúcha e equoterapia de forma gratuita, através de uma parceria que reúne diversos entes públicos e privados. A Escola de Ginetes, serviço prestado pelo Instituto Vilson Souza, traz o legado do “Ginete do Século” para perto de crianças e adolescentes da Rainha da Fronteira. Para muitos, essa é a primeira oportunidade de contato com o cavalo, animal fundamental nas lidas e história do povo gaúcho.
Esse contato é feito de diversas formas. Uma delas é a equoterapia, que além de promover o contato com a natureza, ainda utiliza de métodos terapêuticos para a melhoria na qualidade de vida para crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Bagé, o serviço é oferecido na Pousada do Sobrado, através de uma parceria realizada com a Equoterapia Xamã, de Marta Duarte. O Instituto Vilson Souza possui uma cota de aulas, além de colaborar com a manutenção do espaço.
Os atendimentos ocorrem de forma mensal, através de um sistema de rodízio. As crianças ficam na Equoterapia por um período de três meses. Dentro desta proposta, trabalha-se desde afetividade, segurança, socialização e autoestima, assim como psicomotricidade, articulações da fala, ludicidade, disciplina, situações de ensino-aprendizagem, as perspectivas motoras e sensoriais aliados à formação moral. Após esse período, o Instituto encaminha os alunos para outra terapia, recebendo novos assistidos. Dessa forma, o objetivo é que o maior número possível de jovens e crianças tenham acesso ao trabalho desenvolvido.
A seleção dos alunos que irão participar do projeto é feita através da Secretaria de Educação e Formação Profissional (SMED), que indica os alunos da rede municipal portadores do TEA aptos a participarem da equoterapia. As aulas são realizadas sempre nas segundas-feiras pela manhã. Atualmente, a Equoterapia atende 11 crianças. Entretanto, a ideia é que este número seja ampliado conforme o desenvolvimento do projeto, atingindo uma quantidade maior de assistidos.
Equitação Gaúcha
Outro serviço ofertado pelo Instituto Vilson Souza é a chamada aulas de Equitação Gaúcha. Nela, os estudantes aprendem os fundamentos básicos para lidar com o cavalo, sob a como a alimentação, higienização dos cavalos, além de demonstrações profissionais do meio equestre, noções de doma, encilha, trote, galope e a lida campeira, aulas ocorrerão sempre num sábado a cada mês na Propriedade. Os alunos contemplados serão das escolas cívico-militares do município, que estão sob a coordenação de Fernanda Furtado. As aulas serão ministradas por Max Heller e Igor Lopes.
Pablo Souza, neto do Ginete do Século, acompanha de perto as aulas. “Este início foi de muito trabalho até começarmos as aulas. Mas, ver a felicidade das crianças durante as aulas é a melhor recompensa”, disse.
Frutos
Inclusive, mesmo com o pouco tempo de existência, os projetos do Instituto Vilson Souza já começam a colher os primeiros frutos. Neste ano, a Equoterapia e a Escola de Ginetes terão dois representantes participando das provas da raça crioula. Trata-se de Ismael Peixoto, de 15 anos, que vai participar da prova Inclusão de Ouro, e Martin Heller, que estará no Freio Jovem.
“Mas nada disso seria possível, sem o apoio da nossa madrinha Sonia Leite, do prefeito Divaldo Lara, que confiou no nosso projeto desde o início. Meu carinho ao secretário de Educação, Omar Guilhano, que foi incansável até o primeiro dia das aulas. E ao nosso patrono, meu amigo deputado Pedro Westphalen. Nosso patrono destinou para a instituição uma emenda parlamentar. Muito feliz em fazer parte da família Westphalen”, destacou Souza.
Deixe seu comentário