Gesto
Festa de Corpus Christi será de arrecadações em Bagé

Divulgação FS - O destaque maior neste dia é a procissão com o Santíssimo
Dia 8 de junho assinala a Festa de Corpus Christi. Essa solenidade, na Igreja Católica, celebra a instituição da eucaristia. Embora a data seja ponto facultativo, no Brasil é feriado. Uma das ações que mais chama atenção nesse dia é a confecção do tapete colorido que é estendido na rua por onde passa a procissão, com a hóstia consagrada.
Já no raiar do dia, começa a confecção do tapete que envolve alunos das redes municipal, estadual e particular, movimentos sociais, pastorais e representantes de entidades. Em Bagé, a procissão percorre a avenida Sete de Setembro.
A Diocese de Bagé assumiu como gesto concreto na Festa de Corpus Christi a arrecadação de gêneros alimentícios, de materiais de higiene e de limpeza. Todas as paróquias estarão recebendo essas doações.
De acordo com o bispo Dom Cleonir Paulo Dalbosco, todos são convidados a levar as doações nas paróquias, para que depois sejam encaminhadas para as famílias. De acordo com o religioso, em média 400 famílias são atendidas. “A distribuição será organizada pela ação social diocesana, e é distribuída conforme a necessidade das famílias atendidas”, disse o bispo.
Origem
A origem da solenidade do Corpo e sangue de Cristo remonta ao século XIII. Essa solenidade litúrgica foi instituída pelo Papa Urbano IV (1262-1264), através da bula “transiturus”, de 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
A festa de “Corpus Christi” é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia, para os católicos. A Eucaristia é um dos sete sacramentos da Igreja Católica e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu Corpo… Este é o cálice do meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26). A igreja Católica cumpre esse mandato até hoje, para perpetuar a presença de Jesus na história.
Deixe seu comentário