Carne de frango e ovos são seguros para consumo, enfatiza governo
Atenção
Especialistas alertam para cuidados com eletricidade

Reprodução/FS - Estação do chuveiro só deve ser trocada com aparelho desligado
Os dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade aponta que o choque elétrico é de longe a principal causa de mortes relacionadas ao uso de eletricidade. Na terça-feira, uma jovem de 26 anos morreu no bairro Ivone vítima de uma descarga elétrica dentro de casa, enquanto segurava uma extensão. A jovem chegou a ser atendida por uma equipe do Samu, mas morreu no local.
A reportagem procurou especialistas para apontar quais os cuidados necessários. O 2º sargento do Corpo de Bombeiros, Enio Fábio Dutra Gonçalves, enfatizou que, quando se trata de energia elétrica, é preciso muita atenção. "Porque, muitas vezes, a pessoa que leva um choque pode vir a óbito. É muito importante verificar a rede elétrica e, no caso de uma extensão, conferir se os fios não estão desencapados ou em curto. E, sempre que for mexer na rede elétrica, desligar o contador da luz", pontuou.
Dutra disse que muitas pessoas têm o hábito de mexer na energia elétrica de pés descalços. "Isso é um grande perigo, porque, ao receber o choque, a rede elétrica entra no corpo e o pé no chão faz terra", destacou, ao lembrar que a eletricidade vai até o coração e, por consequência, leva a vítima a óbito. O sargento disse que algo bem perigoso, e um erro que a grande maioria das pessoas comete, é na hora do banho trocar a 'estação' do chuveiro com ele ligado. "A nossa principal recomendação é que as pessoas evitem manusear aparelhos elétricos com os pés no chão e, acima de tudo, observar as condições da rede elétrica", sustentou.
Com 36 anos de profissão, o engenheiro eletricista Vinicius Fara ressalvou que toda a instalação elétrica precisa ter um disjuntor diferencial residencial. "Quando uma residência está tendo fuga de corrente pode acontecer um curto circuito e esse dispositivo desarma automaticamente o circuito", explicou. "Na grande maioria das casas, as pessoas têm aparelhos elétricos e, para evitar acidentes, é necessário que esses aparelhos tenham aterramento. Um exemplo é a geladeira: o motor pode entrar em curto e isso faz com que toda a geladeira comece a dar choque. O grande problema da eletricidade é que não enxergamos e muitos acidentes podem ser fatais", finalizou.
Deixe seu comentário