Mobilização
Coleta de sangue busca mínimo de 70 bolsas em Candiota

Reprodução FS - Procedimento retorna para a Rainha da Fronteira em setembro
A coleta de sangue deste mês será no sábado, 5 de agosto. E está confirmado: será no município de Candiota. Trata-se de uma estratégia para alavancar o número de bolsas. A coleta será no Centro de Saúde Dario Lassance, na rua Acácio das Neves, 190. Isso das 8h às 11h30min e, posteriormente, das 13h30min às 15h. Conforme esclareceu o secretário de Saúde, Ronaldo Hoesel, a pasta decidiu atender o pedido de Candiota, que propôs essa parceria. Além disso, ele lembrou que, na última coleta, Bagé não conseguiu um número expressivo de bolsas (foram apenas 53, enquanto a meta era 80).
Hoesel comentou que Candiota sempre contribui muito com a regional; e elucidou que a coleta retorna para a Rainha da Fronteira em setembro. "A última coleta nossa não foi tão boa, então, como eles têm a possibilidade de fazer uma coleta boa lá, e já vinham me pedindo, definimos que vamos fazer (agora, neste sábado)", comentou. "O Hemocentro vem de Pelotas e nós colocamos a nossa equipe já treinada, que faz a coleta, em Candiota, para podermos ter uma quantidade acima de 70 bolsas", completou.
O secretário reiterou que o objetivo da mudança de local da coleta é justamente esse: "Nós aumentarmos a quantidade de bolsas coletadas para ajudar o Hemopel". Sobre as estratégicas para manter um número significativo de doações, no retorno a Bagé, Hoesel destacou que a pasta já está tratando do mês de setembro. "Deve ser na primeira semana de setembro, e existe a possibilidade de nós fazermos no Hospital Militar", anunciou. Ele comentou que já foi feita uma reunião com a tenente-coronel e que há interesse da equipe do hospital em ajudar nessa empreitada. "Tem uma boa possibilidade, mas ainda depende de nós ajustarmos isso com o Exército", elucidou.
Critérios
Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, apresentar documento oficial com foto no momento do cadastro, e pesar, no mínimo, 50 quilos. Também é preciso estar alimentado; e a dica é evitar alimentos gordurosos horas antes do procedimento. A orientação da Secretaria de Saúde é também que o doador tenha dormido pelos menos seis horas nas 24 horas que antecederem a coleta. Outro critério é a idade: o doador precisa ter entre 16 e 69 anos. Mas há uma ressalva: adolescentes precisam da autorização dos pais ou responsáveis para poderem se submeter ao procedimento de doação de sangue.
Deixe seu comentário