Caminho da Luz renova parceria com a Prefeitura e amplia atendimentos
Dia D
Bagé terá vacinação descentralizada no sábado

Divulgação FS -
O sábado será o Dia D da vacinação em crianças contra a covid-19. De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, os locais onde ocorrerão a distribuição de doses ainda estão sendo definidos pelo secretário de Saúde, Michelon Apoitia, e pelo vice-prefeito, o médico Mário Mena Kalil. Mas a ideia, adiantou, é que não ocorre em apenas um ponto, mas nos bairros da cidade. Ele lembrou, porém, que Bagé atingiu cerca de 80% do público-alvo (crianças de 5 a 11 anos) e que já se prepara para a aplicação das segundas doses.
Vale mencionar que as aulas nas escolas particulares já começaram e a pública deve iniciar no dia 21 de fevereiro. E isso motivou o Estado a determinar um Dia D de vacinação. Bagé, na semana passada, chegou a registrar uma diminuição na procura por doses. Porém, conforme Gomes, isso voltou a ocorrer. No sábado, foram distribuídas, no Clube Comercial, 191 doses para as crianças e 654 para adultos. Nessa segunda-feira, foram pouco mais de 220 crianças vacinadas.
Sobre o Dia D, Gomes esclareceu que o foco são as crianças, mas que adultos também poderão se vacinar nos pontos disponibilizados, caso queiram aproveitar a descentralização da distribuição. Gomes enfatizou que a comunidade bageense tem respondido bem ao chamado dos órgãos públicos para a imunização contra a covid-19 e isso tem se repetido nessa que era é uma fase muito importante, a vacinação dos pequenos. Vale lembrar que, até domingo, havia uma criança internada em decorrência da covid-19 em leitos clínico da Santa Casa de Caridade.
Internações se mantêm estáveis
A chegada da segunda quinzena do mês de fevereiro era apontada, já no mês de janeiro, como preocupante, já que era o período previsto para o pico de contaminações pela variante Ômicron. Porém, antes deste período, alguns índices demonstram uma certa estabilidade. Acontece que enquanto no dia 1° de fevereiro haviam 13 pessoas internadas em leitos clínicos da Santa Casa e três na UTI (além de uma criança na UTI pediátrica), no domingo, dia 13, o total de pacientes internados era 13 - oito em leitos clínicos, um na UTI e mais um em leitos clínico pediátrico.
O total de positivações, porém, segue crescente. No começo da primeira quinzena do mês havia 1 302 pessoas em isolamento domiciliar. Domingo eram 1 805. Além disso, dos 361 testes realizados, 231 foram positivos para a doença. O coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, comentou, porém, que a demanda por testes no ginásio da Escola São Pedro tem diminuído: na sexta-feira, por exemplo, não chegaram a ser aplicados 400 testes (total disponibilizado diariamente). Consequentemente, o número de positivações também cai, segundo ele, que ressalvou que a demanda é maior na segunda, por não ocorrer testagem no final de semana.
Deixe seu comentário