Carne de frango e ovos são seguros para consumo, enfatiza governo
Lixo
Aterro Sanitário já acumula mais de 800 toneladas

Luciano Madeira - Lixo acumulado é transportado para Candiota
Na edição do final de semana passada, o Folha do Sul publicou que o lixo de Bagé não estava sendo transportado para Candiota. A informação foi repassada pela vereadora Beatriz Souza (PSB), que fez denúncia na Polícia Civil e no Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema).
Passados quase oito dias da publicação, a reportagem foi até o Aterro Sanitário e constatou que o lixo urbano continua acumulando no local.
O secretário municipal do Meio Ambiente e Defesa do Bioma Pampa, Antenor Dutra Teixeira, comentou que o lixo ainda não foi retirado para ser levado a Candiota porque a escavadeira hidráulica ainda está estragada, e explicou que o serviço de transbordo está paralisado há, aproximadamente, 10 dias.
De acordo com o secretário, por dia, são descarregadas 80 toneladas de lixo. “Como o serviço está parado há 10 dias, hoje (ontem) temos cerca de 800 toneladas de lixo. Acreditamos que o serviço deva voltar a normalidade no final de semana, pois a máquina usada para colocar o lixo na carreta estragou e, por isso, houve o acúmulo”, afirmou.
Na reportagem do final de semana, Antenor Teixeira falou que a máquina estava sendo arrumada. Ontem, ele disse que foi preciso buscar uma outra peça em Pelotas e que a máquina deve ficar pronta amanhã.
Teixeira destacou que uma funcionária da área técnica da secretaria foi até o Aterro Sanitário para ver um espaço para construção de uma área coberta e com piso de concreto – para que todo o lixo coletado seja depositado nesse ambiente. O objetivo é evitar que o chorume entre em contato com o solo, ou seja, o objetivo é evitar a contaminação.
O secretário informou que a pasta irá solicitar um termo de construção do transbordo do lixo. Porém, disse que esse é um projeto que tem que passar pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Captação de Recursos e, depois, precisa ser encaminhado para a Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos para que seja feito o processo de licitação.
Deixe seu comentário