Mandato
Eleitos de Bagé são diplomados pelo TRE/RS

Rodrigo Farias/Especial FS - Foram diplomados, governador, vice, senadores e deputados estaduais e federais
A cerimônia de diplomação dos eleitos 2022 ocorreu nesta segunda-feira , no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Na ocasião, o governador eleito Eduardo Leite, o vice-governador Gabriel Souza, o senador Hamilton Mourão, a primeira suplente de senador, Liziane Bayer, o segundo suplente de senador, Coronel Mário Adreuzza, os 31 deputados federais e os 55 estaduais receberam seus diplomas.
De Bagé foram diplomados, Adriana Lara (PT), Luiz Fernando Mainardi (PT) e Afonso Hamm (PP).
O presidente do Tribuna Regional Eleitoral ( TRE-RS), desembargador Francisco José Moesch enalteceu a importância da diplomação como sendo o ápice do processo eleitoral, do reconhecimento da vontade do eleitor expressa nas urnas. A diplomação é o ato público pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são os eleitos que se habilitam a exercer o mandato político que postularam a partir do registro de suas candidaturas.
Corroborou que a realização de um processo eleitoral íntegro é fundamental para o estado democrático de direito e deve ser perseguido por todos os atores eleitorais: Poder Judiciário, Ministério Público, partidos, candidatos, meios de comunicação e eleitores.
Recordou o legado das autoridades gaúchas que tiveram destaque na história da Justiça Eleitoral brasileira: Assis Brasil, Maurício Cardoso, e Moysés Viana. Sustentou que democracia não consiste somente na escolha periódica de governantes, por meio do voto livre e secreto. A democracia é o exercício constante do diálogo e da compreensão das diferenças, na persecução do bem comum.
Em seguida, teve início a entrega dos diplomas, na seguinte ordem: deputados estaduais, deputados federais, segundo suplente de senador, primeiro suplente de senador, senador, vice-governador e governador.
Encerrada a entrega de todos os diplomas, o governador Eduardo Leite fez seu discurso. Reconheceu estar passando por uma condição muito peculiar, pois é primeira vez que um político recebe um diploma pela segunda vez, para exercer a função de governador do Rio Grande do Sul. Mostrou-se grato e entusiasmado, mas ciente da responsabilidade que terá nos próximos anos Sustentou que a sua eleição significa uma vitória coletiva, porque é produto da democracia em meio a polarização.
Deixe seu comentário