“Queremos contribuir com o desenvolvimento sustentável de cada região do RS”
Eleição
Começa nomeação de mesários

Tânia Rêgo/Especial FS - Serão mobilizados dois milhões para trabalhar no pleito de outubro
Daqui a menos de três meses, no dia 2 de outubro, cerca de 150 milhões de eleitores voltam às urnas em todo o Brasil para escolher os ocupantes dos cargos de deputado federal, deputado estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República. E para garantir direito ao voto de brasileiros com paz, transparência e segurança, como faz há mais de 90 anos, a Justiça Eleitoral (JE) contará com a colaboração de cerca de dois milhões de mesários.
Voluntários e convocados para trabalhar na eleição começaram a ser nomeados nesta terça-feira. O prazo para que juízes façam a nomeação de eleitores que comporão as mesas receptoras de votos e de justificativas e o pessoal de apoio logístico dos locais de votação para o primeiro e eventual segundo turnos da eleição termina no dia 3 de agosto.
Convocados e voluntários
A diferença entre convocados e voluntários está no próprio nome. Alguns eleitores são convocados pela JE para prestar serviços em uma eleição, já o mesário voluntário é a pessoa que se oferece para os trabalhos eleitorais nas mesas receptoras de votos ou de justificativas.
Como se inscrever
A inscrição pode ser feita pelo aplicativo móvel e-Título, na página Canal do Mesário, do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou nos sites dos tribunais regionais.
Quem tiver interesse pode ainda entrar em contato com o cartório eleitoral em que for eleitor.
Prazo
Não há um prazo final para a inscrição, pois ela pode ser feita de forma permanente. Mas, como o prazo da comunicação da convocação da JE para as eleições deste ano vai até 3 de agosto, essa data acaba sendo um marco temporal para trabalhar nas próximas eleições.
As pessoas convocadas aos trabalhos eleitorais recebem uma comunicação oficial da Justiça Eleitoral (carta de convocação), fisicamente ou em formato eletrônico. O envio, se por e-mail ou por WhatsApp ou de forma física, fica a cargo de cada Tribunal Regional Eleitoral nos estados.
Deixe seu comentário