Extraordinárias
Aumento do valor de diárias e tombamento estão na pauta

Márcia Sousa - Trabalhos estão previstos para começar às 8h15 min
Trinta e nove projetos estão em pauta nesta quarta-feira, nas seis sessões extraordinárias da Câmara de Vereadores. Os trabalhadores estão previstos para começar às 8h15 min. E uma votação milionária, pois estão na pauta vários projetos de abertura de crédito que ultrapassam os R$ 9,6 milhões.
Um deles dos que estão na pauta, é o que aumenta o valor das diárias de viagens para servidores municipais (CCs, AGs e CFs) que passa a ser equivalente a 80% dos piso municipal de salários. Atualmente é 70%. Na justificativa enviada aos vereadores, o governo municipal argumenta que isso se faz necessário em virtude de que em ano de pandemia, o alta do preço de alimentos é quase o triplo da inflação. Acrescenta que isso impacta no custo de hospedagem, transporte e alimentação. O texto diz que o valor atual da diária é insuficiente para cobrir os custos.
Patrimônio
Outro projeto que irá dar pano para manga é o que modifica o sistema de tombamentos de imóveis em Bagé. Pela proposta será instituído o Conselho Municipal de Preservação Histórica e Arquitetônica de Bagé (Comphab) e extinto o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de Bagé (Compreb). O novo conselho atuará como um órgão consultivo e não deliberativo.
A meta do governo municipal é não engessar obras como atualmente é o que acontece na cidade. Por outro lado, a proposta mantêm, a preservação de prédios históricos.
Além disso, estão na pauta, a criação da terceira escola cívico militar e da Escola Municipal de Administração Pública e o que autoriza o poder executivo a erigir busto, em homenagem à ex-primeira dama de Bagé, Umbelina Tavares Azambuja em praça pública
Vereadores ausentes
Não estarão nas extraordinárias, o presidente da Casa, Augusto Lara e as vereadoras, Lia Rejane e Faustina Campos - os três do PTB. Eles estão em Brasília, nesta semana. Os trabalhos serão coordenados pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Ramão Bogado - Bocão (PTB).
Deixe seu comentário