Avaliação
O ano em que os traficantes foram 'sufocados' em Bagé

Divulgação - Rita elenca as ações realizadas para desbaratar as facções criminosas
O crime que não deu trégua durante a pandemia, nem mesmo no pico da doença, foi o tráfico de drogas. Os criminosos não deixaram, em nenhum momento, de movimentar esse "mercado sombrio". Embora uma chaga atuante no meio da sociedade, o cerco ao traficantes foi intenso neste ano, por parte da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Ao longo de 2021, foram apreendidos quase 200 quilos de droga em Bagé.
O titular da Draco, delegado Cristiano Rita, conversou com a reportagem: ele fez um balanço das ações que foram realizadas no decorrer do ano; recordou que o ano começou bem agitado, com uma tentativa de latrocínio (assalto a mão armada) de um taxista, onde os envolvidos, poucas horas depois, foram presos em Candiota.
Cocaína lidera
No que diz respeito ao combate ao tráfico, o delegado mencionou que neste ano foram apreendidos quase 200 quilos de droga. Segundo ele, o que chama atenção é a grande quantidade de cacaína. "Ano passado fizemos a maior apreensão da história, quando 11 quilos de cocaína foram apreendidos. Este ano, em uma única operação, pegamos 10 quilos de cocaína e dois quilos de crack", disse.
Dinheiro do crime
Segundo Rita, outra coisa que chamou a atenção foi a apreensão considerável de dinheiro em espécie com os traficantes. "Nós tivemos operações muito importantes tanto para a delegacia, como no combate ao crime organizado, porque acaba desarticulando a parte financeira do crime, que é o que mantém a roda girando", enfatizou.
Ele mencionou a Operação Tríade, que foi muito grande e aconteceu em cinco Estados brasileiros, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Nessa ação, foram bloqueadas mais de 120 contas bancárias e bastante patrimônio imobilizado do tráfico de drogas . "A operação Tríade foi onde uma organização criminosa que atuava em Bagé e cujo líder está preso na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas( Pasc)", pontuou.
Refino na cidade
Também teve a Operação Refino, onde a polícia estourou o primeiro laboratório de refino de cocaína e crack que havia sido instalado em Bagé. Foram apreendidos maquinário e todos os instrumentos que os traficantes já estavam montando. Outra operação foi a Tríade, onde a polícia bloqueou os veículos que os traficantes estavam vendendo em uma revenda.
Rede de pedofilia
Cristiano Rita lembrou que a Draco também atuou na prisão de um professor na cidade Joinvile, em Santa Catarina, por participação em um estupro de criança. Durante as investigações, os policiais descobriram uma rede de pedofilia pela internet.
Assalto a joalheria
O delegado apontou, também, o assalto a uma joalheria, no centro da cidade, há poucos dias. A Draco atuou junto com a Brigada Militar e outras delegacias nesse caso. "Conseguimos prender os executores do crime, mas a investigação ainda continua, onde estamos tentando identificar os líderes e, com certeza, no âmbito dessa investigação, teremos mais trabalho", afirmou.
Rita acentuou que este ano foi de combate efetivo ao crime organizado, seja na parte da retirada de drogas das ruas ou no sufocamento patrimonial.
Deixe seu comentário