Saúde
Situação da Radioterapia segue indefinida

Arquivo/FS - Indefinição permanece mesmo com prazo judicial
A Radioterapia em Bagé ainda não ganhou uma data de abertura. Segundo a Santa Casa de Caridade de Bagé, o processo de habilitação da unidade junto aos órgãos responsáveis não foi concluído, mesmo com um prazo estabelecido judicialmente.
De acordo com as informações repassadas pelo administrador do hospital, Raul Vallandro, a instituição segue aguardando a finalização do processo de habilitação.
Vale lembrar que a 1º Vara Federal de Bagé determinou que União e Estado concluíssem os trâmites dentro do prazo de 30 dias. A decisão foi publicada no dia 11 de maio, um dia após uma inspeção judicial realizada no prédio. Mesmo com o prazo vencido, a situação ainda segue sem uma definição.
De acordo com o documento assinado pelo juiz André Augusto Giordani, no caso de desobediência do prazo estabelecido (30 dias) União e Estado devem publicar nos canais oficiais de imprensa e demais veículos de comunicação local notícias explicando o motivo pelo qual a habilitação ainda não foi finalizada, colocando os nomes dos responsáveis por dar andamento ao processo. Isso a cada 30 dias.
É importante mencionar que a Santa Casa busca o credenciamento junto ao Ministério da Saúde desde o último ano. Recentemente foram expedidos os últimos alvarás que ainda faltavam.
A reportagem do jornal Folha do Sul tentou o contato com o secretário de Gestão e Normas da Secretaria Especial de Comunicação (Secom) do governo federal, Paulinho Parera, que tem articulado a liberação da Radioterapia em Brasília. No entanto, até o fechamento desta edição, não houve resposta.
Deixe seu comentário