Região
Sebrae celebra resultados no Pampa em Evolução

Lucas Vieira/Especial FS - Evento contou com palestras de diversos assuntos
A primeira edição do Pampa em Evolução movimentou Dom Pedrito, atraindo pessoas de vários lugares para o Parque de Exposições do Sindicato Rural. No local, foram realizadas atividades com o objetivo de mostrar o potencial da cadeia agropecuária no Bioma Pampa. Durante a programação do evento, o Sebrae esteve presente com diversas atividades para movimentar o empreendedorismo na região, incluindo palestras, painéis e uma Arena de Negócios e Inovação com 55 empresas e startups.
Segundo o gerente da Regional Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae RS, Ângelo Aguinaga, o Pampa em Evolução foi importante para toda a região, pois o mesmo se tratou de um evento multissetorial, onde questões técnicas sobre a agropecuária e suas interrelações com outros setores foram abordadas por palestrantes renomados. "É sempre importante termos essa visão mais ampla da região e de suas potencialidades, assim como as coisas se relacionam entre si. Sem dúvidas, não temos como falar no desenvolvimento sustentável do agro no Pampa sem pensarmos, por exemplo, na sua interrelação com a educação, a inovação e o turismo", afirma o gerente regional do Sebrae.
Para o analista do Sebrae RS, Carlos Gerzson, que esteve envolvido na organização do evento, o Pampa em Evolução ficou registrado no calendário de Dom Pedrito, que já espera por uma segunda edição. “Aqui, conseguimos contribuir com a organização e promover networking para os empresários, produtores e pessoas envolvidas no evento. Além disso, vale ressaltar que fora a grande participação do público de Dom Pedrito trouxemos missões de outras regiões como Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete, Caçapava do Sul e Maçambará”, afirma.
Arena de Negócios e Inovação
A Arena de Negócios e Inovação do Sebrae RS recebeu mais de 1,5 mil pessoas durante quatro dias em que foi realizada no Pampa em Evolução. No local, estiveram presentes 35 empresas ligadas ao agronegócio, que participaram de rodadas de negócios entre os dias 14 e 16 de junho. Fora isso, participaram 20 startups que ainda realizaram apresentações curtas de seus trabalhos no palco do Sebrae, de 14 a 17 de junho.
Ainda vale ressaltar que o local contou com painéis sobre turismo, educação e inovação, com participações do coordenador estadual de projetos de inovação do Sebrae, Alcir Cardoso e do consultor de turismo, Cássio Falkembach. Fora isso, a arena ainda recebeu um encontro dos ecossistemas de inovação da região, que foi seguido do lançamento do eixo inovação do Programa Cidade Empreendedora em Dom Pedrito.
Palestras e painéis
As atividades envolvendo o Sebrae iniciaram na noite de terça-feira, 13, com a palestra do ex-jogador de futebol e empresário, Paulo César Tinga, que foi assistida por cerca de 500 pessoas.
Entre manhã e a tarde de quarta-feira, 14, através de parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Dom Pedrito, mais de 1 mil estudantes do ensino fundamental e médio passaram pelo auditório, para assistir as palestras da pedagoga Magna Regina Barp e do publicitário Ricardo Gomes. Por fim, a mentora de propósitos Cris Vieira palestrou sobre empreendedorismo no auditório na Pista de Leilões do Sindicato.
Na quinta-feira, 15, no auditório Walter Germano, o coordenador estadual de Apicultura do Sebrae, Fabiano André da Costa Nichele, ministrou o painel "Apicultura - Mel, os desafios do Mercado". Depois, foi realizado o painel "Oliveiras, desafios e perspectivas", com a sommelier de azeites, Luciane Gomes.
Participaram da realização do Pampa em Evolução a Associação e Sindicato Rural de Dom Pedrito, a Associação dos Agricultores de Dom Pedrito (AADP), a Prefeitura Municipal, o Sebrae, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Senar-RS e a Farsul.
Deixe seu comentário