Tempo
Muito calor é a previsão para os próximos dias

Niela Bittencourt - Pouca chuva e temperaturas elevadas no verão
Temperaturas altas ainda devem ser registradas pelo menos até quarta-feira. É o que aponta o Instituto Climatempo. Neste domingo, mínima e máxima devem ser bastante semelhantes a hoje, 18°C e 33°C. A partir de segunda, as máximas ficam ainda mais altas: 34°C. Na terça e na quarta devem chegar a 36°C. Não há previsão de chuva para os próximos dias.
O pesquisador em Agrometeorologia da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Trentin, detalhou à reportagem como será o verão na região da Campanha. Ele reafirmou que a estação será influenciada pela ação do fenômeno atmosférico La Niña. "As principais características serão a redução das chuvas, com volumes abaixo das médias climatológicas da região da Campanha", explicou.
Segundo o profissional, as ocorrências das chuvas, frequentemente, terão intervalo de seis a 10 dias. "Com a redução da ocorrência e quantidade de chuva precipitada reduz a presença de nuvens. Consequentemente, ocorre o aumento da radiação solar incidente sobre a água, o solo e a superfície vegetada", observou. "A maior energia disponível proporcionará um aumento da temperatura diurna, elevando as temperaturas máximas diárias a níveis acima da média climatológica da região", completou.
Ainda segundo o pesquisador, os modelos de previsão futura apresentam que as tendências para os meses de dezembro e janeiro terão maior influência da La Niña. "A partir de fevereiro, a La Niña diminui a sua intensidade e, no mês de março, as médias de precipitação e temperatura permanecem próximas aos valores médios históricos para a região da Campanha", garantiu.
Deixe seu comentário