Cultura
Gelotecas já estão em espaços públicos de Bagé

Márcia Sousa - Livros podem ser retirados e devolvidos às geladeiras
As geladeiras do projeto Gelotecas já podem ser encontradas na avenida Sete de Setembro, em frente a prédios históricos e públicos. O projeto, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, objetiva democratizar a literatura: geladeiras foram "personalizadas" com os rostos de cada um dos artistas que integraram o Grupo de Bagé: Danúbio Gonçalves, Glênio Bianchetti, Carlos Scliar e Glauco Rodrigues.
Também há duas geladeiras cujas artes lembram a natureza e remetem ao movimento LGBTQIA+. "Quanto mais a gente puder levantar bandeiras melhor. A ideia das geladeiras é você passar por elas e se identificar", justificou o artista responsável pelas pinturas, Hyra Farias. "Inicialmente, serão distribuídas pela avenida Sete, principalmente em frente aos prédios históricos e públicos, como Comercial, Imba, Biblioteca Pública, Câmara de Vereadores e Praça de Esportes. Também na Prefeitura", detalhou o titular da pasta, João Schardosim.
Conforme divulgação da secretaria, futuramente, as geladeiras-bibliotecas também serão levadas para eventos da Prefeitura. Vale destacar que as "gelotecas" foram apresentadas durante a Semana de Bagé. As geladeiras antigas, restauradas e pintadas, receberam livros diversos e a ideia é que a população leia as obras e posteriormente as devolva para as estruturas. Também é possível que novos livros sejam doados aos espaços pelos bageenses.
Deixe seu comentário