Espetáculo
Chuva de meteoros se estende até sexta-feira

Reprodução/FS -
Apesar do pico ser na madrugada desta terça-feira, a Geminídeas - uma chuva de meteoros anual que começou no dia 4 - poderá ser conferida até a sexta-feira, 17.
Há expectativa de que possam ser vistos cerca de 120 meteoros por hora em todo o planeta. No Brasil, a média prevista é de 20 meteoros por hora.
Umas curiosidades desta chuva é a velocidade baixa, o que significa "riscos" no céu mais lentos e duradouros.
Acontece que, enquanto os meteoros da Geminídeas atingem velocidade de até 35 km/s, ou 126 mil km/h, outras, como a Leonídeas, atingem a velocidade de 71 km/s. E isso garante um verdadeiro espetáculo para os apreciadores e para quem faz questão de registrar a chuva.
Vale destacar que a Geminídeas podem ser vistas por quase todo o mundo. Porém, é mais visível aos observadores do hemisfério Norte. Quanto mais ao Sul, mais difícil será a contemplação.
O que é
De acordo com especialistas da Nasa, a geminídeas é rica em bólidos - meteoros com tamanho suficiente para atravessar a atmosfera sem se queimar por completo. E, diferente da maioria, a Geminídeas não veio de um cometa, mas sim de pequenas rochas e destroços do asteroide 3200 Faetonte.
Como ver
Quanto mais afastado das luzes artificiais, melhor será para o observador. Além disso, o céu precisa estar livre de nuvens.
On-line
Quem perdeu pode conferir transmissões. A própria Nasa estava prevendo uma live, que ficará salva. Isso na página NASA Meteor Watch no Facebook.
Deixe seu comentário