Homenagem
Cemitérios terão missas neste Dia de Finados

Arquivo - Celebrações serão retomadas após um ano
Hoje, 2 de novembro, é o Dia de Finados. Tradicionalmente, esta é a data em que um grande público circula nos cemitérios para homenagear os entes que já se foram. Assim, alguns fazem missas. Em Bagé, pelo menos dois dos principais cemitérios da cidade retomarão os ritos religiosos, após um ano sem fazer por causa da pandemia de coronavírus.
Conforme o jornal Folha do Sul já havia antecipado, pelo menos dois cemitérios locais terão missas ao longo desta terça-feira. Na maior necrópole da cidade, o cemitério da Santa Casa, haverá duas missas: às 8h e às 17h. Conforme o padre Júlio Cezar Ribeiro, os horários visam contemplar o grande público que circula pelo cemitério em diferentes horários. "Nos outros anos antes da pandemia chegamos a fazer missas a cada duas horas", relembrou. Como ainda estamos em um período pandêmico, os horários serão limitados a dois.
Para evitar aglomerações durante as celebrações, as missas acontecem ao ar livre. Elas serão realizadas no terreno do estacionamento do cemitério, ao lado das capelas. "A capela é muito pequena, não comporta o número de pessoas", justificou o pároco. Em anos anteriores, cada missa chegava a reunir em torno de cem pessoas.
Vale destacar que a realização da missa no cemitério da Santa Casa dependerá das condições climáticas, já que será fora da capela.
Já no cemitério José de Arimatéia haverá apenas uma missa: ela será celebrada às 11h. Como por lá o fluxo de pessoas costuma ser menor, a missa acontece dentro das dependências da capela do local. "Nos outros anos, no Arimatéia, as missas reuniam cerca de 50 pessoas", contou o padre.
Esta será a primeira vez que os cemitérios terão missas após o início da pandemia de coronavírus, ainda em março do ano passado. Por isso, o pároco destacou a importância das celebrações. "Estamos recuperando essa data, que é muito importante para os brasileiros. Ela reafirma a fé na ressurreição para os cristãos", finalizou.
Serviço
Cemitério da Santa Casa: missas às 8h e às 17h
Cemitério José de Arimatéia: missa às 11h
Deixe seu comentário