Mobilização
Eletricitários protestam nesta segunda-feira

Reprodução - Ato será em Candiota
Os eletricitários que atuam na termelétrica a carvão Candiota 3 farão uma mobilização na próxima segunda-feira. Os trabalhadores cruzarão os braços a partir das 11h, no estacionamento da usina. Entre as reivindicações, estão a defesa do plano de previdência complementar, plano de saúde, empregos, entre outras questões.
Chamado de “Pelo não fechamento da Fase C”, o movimento é liderado pelos sindicatos que defendem a categoria. Um deles é o Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Senergisul). Conforme a presidente da entidade na região, Maria Cristina da Silva, o objetivo é chamar a atenção da comunidade para os problemas que a reestruturação da Eletrobrás está trazendo para os empregados. “Plano de saúde, plano de previdência complementar, reestruturação da empresa, venda da sede em Santa Catarina, direto empregados. O fechamento da Fase C vai impactar toda região: Candiota, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Bagé e Aceguá”, mencionou.
A categoria ainda pede que outras questões sejam mantidas. “Isso vai impactar os empregos, arrecadação. Ou seja, queremos uma transição energética justa, com tripé da sustentabilidade sendo mantido, social, ambiental e econômico”, enfatizou a presidente.
Maria Cristina ainda destacou o que pode acontecer futuramente caso as demandas não sejam atendidas. “Ou então aceitar esse destino de ser uma futura cidade fantasma, onde crianças e aposentados irão habitar, já que os adultos em idade produtiva acabarão indo embora atrás de um futuro”, lamentou.
Entenda
A abertura do novo Plano de Demissão Voluntária (PDV) da Eletrobrás próximo ao fim do contrato de fornecimento de energia da termelétrica a carvão Candiota C (gerida pela CGT Eletrosul) gerou o receio por parte do Senergisul de que possa ocorrer uma adesão em massa à medida pelos funcionários da térmica gaúcha.
No entanto, a Eletrobrás afirmou, através de nota, que “não vai abrir mão de profissionais que julgar imprescindíveis para o funcionamento da usina de Candiota ou de qualquer outra de suas operações”.
O acordo de fornecimento de energia da planta se encerra em 31 de dezembro de 2024.
Deixe seu comentário