Espetáculo
Eclipse lunar é destaque na madrugada de sexta-feira

Reprodução/FS -
O eclipse lunar mais longo de século ocorrerá na madrugada desta sexta-feira. Ele é parcial: para se ter uma diria, no auge do fenômeno, 97% da Lua terá sua superfície coberta pela sombra da Terra.
A equipe do Planetário da Universidade Federal do Pampa explicou o fenômeno: "O eclipse lunar parcial, que acontecerá no dia 19 de novembro, na Constelação de Touro, será o mais longo do século. Enquanto alguns duram alguns minutos ou até uma hora, esse recordista terá quase três horas de duração".
De acordo com a Nasa, serão exatamente três horas, 28 minutos e 23 segundos. Em síntese, detalhou a equipe, eclipses lunares ocorrem quando a Terra passa entre o Sol e a Lua. "Bloqueando os raios solares que costumam chegar à superfície do nosso satélite natural e gerando a sombra que encobre a Lua pouco a pouco, durante esse trânsito", detalhou.
Por que parcial? Acontece que a sombra terrestre esconderá 97% da Lua cheia. "Então não será um eclipse total, ainda que quase seja isso", ponderou o pessoal do Planetário. Outro fator que deve ser considerado é que, no Brasil, não será possível ver os 97% de cobertura da superfície lunar, pela sombra terrestre.
"A duração total do eclipse lunar será de seis horas e dois minutos. No Brasil, não vai ser possível observar a segunda metade desse período porque a Lua estará muito abaixo no horizonte", detalhou. Por outro lado, a equipe do Planetário da Unipampa lembra que também está acontecendo a chuva de meteoros Táuridas do Norte e do Sul.
"Porém, no dia 19, já estarão no finalzinho. O brilho da Lua costuma ofuscar os meteoros, mas, durante o eclipse, até pode ser que um ou outro risco brilhante apareça no céu", revelou. Vale destacar que, de acordo com a BBC, o melhor momento para observar o fenômeno será logo no início, por volta das 4h, ainda que a visibilidade dependa das condições meteorológicas.
Deixe seu comentário