Clima
Baixas temperaturas castigam as pastagens

Cristina Medeiros Colares/Especial FS - Geada transforma a paisagem da região da Campanha
Com as baixas temperaturas no município, um dos setores mais castigados pelo frio é a pastagem devido à diminuição da luminosidade do calor, o que interfere no crescimento. O extensionista rural da Emater Regional Edson Dorneles disse que com o frio o crescimento da pastagem demora para acontecer, assim como com a formação da geada, e quando vem o sol isso faz com o que o solo sofra com essa mudança climática.
Ele afirma que hoje na região, por ser muito ligada ao agronegócio os campos nativos enfrentam esse problema e nesse período o crescimento do pasto é muito lento. Em razão disso, enfatiza a necessidade de colocar os animais em vários potreiros para que possam se alimentar. "Um bom exemplo é o caso do feno. O animal não vai estar comendo um alimento de qualidade, mas ao mesmo tempo o animal está se alimentando", frisa.
Em relação à olericultura, Dorneles explica que o ideal é ter as plantas protegidas em um local com cobertura de plástico, as famosas estufas. Segundo ele, nas estufas, as folhagens terão aumento de temperatura e água.
Deixe seu comentário