Escomento
Recurso será para melhorias de acessos em áreas rurais

Fernando Dias/especial FS - Avançar destinará R$ 39,15 milhões para acessos?
O modal rodoviário é o principal a ser utilizado para escoamento da produção agropecuária no Brasil: segundo a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), 85% dos grãos produzidos no país são transportados por rodovias. Por isso, melhorar os acessos das propriedades rurais dos municípios do Rio Grande do Sul é o principal objetivo do eixo estratégico de escoamento da produção do Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural.
Operacionalizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o Avançar vai destinar R$ 39,15 milhões ao Programa Estadual de Comandos Mecanizados de Apoio à Agricultura, para a aquisição de 15 conjuntos de máquinas, compostos por escavadeiras hidráulicas, rolos compactadores, motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões basculantes, além de três caminhões prancha. Cada conjunto poderá atender a um município pelo período de 30 dias, prorrogável por igual período, em caráter excepcional.
O cronograma de atendimento estima que cada conjunto de máquinas e equipamentos possa ser enviado para até dez municípios em um ano, totalizando 150 beneficiados.
A Secretaria de Agricultura arcará com as despesas de transporte para entrega das máquinas e equipamentos, diárias dos servidores responsáveis pelo transporte e custos da fiscalização dos trabalhos. As prefeituras deverão indicar servidores públicos habilitados tecnicamente para operar as máquinas, além de devolver os equipamentos revisados e prontos para uso em outra localidade.
Deixe seu comentário