Covid-19
Vacinação ocorre até hoje em dois pontos

Niela Bittencourt -
As tendas de vacinação contra a covid-19, na praça Silveira Martins, atendem, nesta quinta-feira, das 15h às 19h. Também há ponto de imunização no ginásio da escola São Pedro, das 9h às 17h. Já nesta sexta-feira, último dia do ano, não haverá distribuição de doses. Ou seja, o serviço só será retomado no ano que vem, na segunda-feira, dia 3 de janeiro de 2022.
Conforme esclareceu o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes,estão disponíveis doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Estão disponíveis primeiras doses para maiores de 12 anos e segundas doses da AstraZeneca e da Pfizer. Doses de reforço também são aplicadas, inclusive da Janssen.
No caso da Janssen, o reforço é para aqueles que receberam uma dose da vacina há, no mínimo, dois meses. Cerca de três mil bageenses receberam a dose única da Janssen e estão aptos ao reforço. No caso das demais, o intervalo para receber a dose de reforço (a terceira dose) passou para quatro meses.
De acordo com divulgação da Prefeitura, terceiras doses apenas estão disponíveis na praça e no São Pedro. As demais pode ser agendadas nas unidades de Saúde. Podem buscar a segunda dose da AstraZeneca e da Pfizer aqueles que receberam a primeira até dia 30 de outubro. A terceira dose - para maiores de 18 anos - é para quem recebeu a segunda até 30 de agosto.
Gomes garantiu que a procura pelas doses tem se mantido boa e que, dependendo da demanda - se continuar alta -, a pasta deverá manter a vacinação na praça do Coreto já nos primeiros dias do mês de janeiro do novo ano.
Casos e internações
No último boletim divulgado, antes do fechamento da edição, Bagé contabilizava 297 óbitos decorrentes de complicações da doença. Dos 12 323 casos confirmados da doença, 11 939 são pessoas que venceram a covid-19. Havia 95 bageenses em isolamento domiciliar, até a noite de terça-feira, e duas pessoas pessoas estavam internadas em leitos clínicos da Santa Casa. Nenhuma estava na UTI.
Quase 90% com a segunda dose
De acordo com gráfico divulgado pela Saúde, até o dia 28, considerando apenas a população alvo, 100,6% recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. Além disso, 89,8% já haviam recebido a segunda dose. Com o reforço, são 16,3%. Ao considerar a população total, Bagé tem 65,9% de seus habitantes com a segunda dose da vacina.
Deixe seu comentário