BAGÉ WEATHER

Encontro

Mainardi defende investimentos para cidades de fronteira

Héctor Bastide - Atividade reúne mais de 20 mil gestores

O prefeito Luiz Fernando Mainardi participou, nessa quarta-feira (12), do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, onde debateu a integração e o desenvolvimento das cidades de fronteira. Durante o evento, ele enfatizou a necessidade de políticas públicas específicas para essas regiões, que enfrentam desafios distintos devido à localização geográfica.   

Mainardi destacou que os municípios de fronteira, historicamente, foram estruturados com foco na segurança nacional, e não no desenvolvimento econômico. Como consequência, essas cidades apresentam, em geral, os menores índices de desenvolvimento humano e os mais baixos índices de emprego do país. Ele ressaltou a importância de investimentos e medidas compensatórias para impulsionar o crescimento dessas localidades.   

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas reúne mais de 20 mil gestores municipais e tem como objetivo fomentar soluções colaborativas para o desenvolvimento sustentável das cidades de fronteira. Além disso, busca aproximar as prefeituras dos programas federais, facilitando a captação de recursos e o fortalecimento do pacto federativo. A programação inclui conferências, oficinas e estandes de diversos órgãos públicos, oferecendo atendimento direto dos ministérios aos gestores.   

Durante o evento, o prefeito de Bagé participou da mesa “Cidades de Fronteira e Integração Sul-Americana”, promovida pelo Instituto Sul-Americano para a Cooperação e Gestão Estratégica de Políticas Públicas (AMSUR). Ele compartilhou sua experiência à frente do município e relembrou sua atuação na Comissão do Mercosul na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, discutindo estratégias para fortalecer a cooperação entre cidades fronteiriças.   

Atualmente, cerca de 11 milhões de brasileiros vivem na faixa de fronteira, que representa 16% do território nacional e se estende por 150 quilômetros a partir da linha divisória com os 10 países vizinhos. 

Equatorial afirma que quedas de luz são consequência de calor extremo Anterior

Equatorial afirma que quedas de luz são consequência de calor extremo

Quedas constantes de luz voltam a causar prejuízos ao Comércio Próximo

Quedas constantes de luz voltam a causar prejuízos ao Comércio

Deixe seu comentário