Superlua
Espetáculo no céu na próxima semana

Reprodução/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Fenômeno poderá ser observado entre segunda e terça
Entre os dias 26 e 27 de abril, ou seja, já na próxima segunda e terça-feira, se não chover e as nuvens não encobrirem, será possível conferir uma superlua rosa. Acontece que a Lua "estará" 14% maior do que a clássica e 30% mais brilhante.
Segundo o Climatempo, o melhor momento para observação será durante o amanhecer de terça. Instantes antes e enquanto o Sol estiver nascendo, a Lua irá se pôr no horizonte, em sua fase mais próxima da terra. Mas alguns astrônomos afirmam às 19h da segunda, quando ela estiver nascendo, também chamará muito atenção, sobretudo pelo brilho.
O que é?
Trata-se de Lua cheia conhecida como Perigeu. O que acontece no fenômeno é que a órbita da Lua em volta da terra - que é elíptica e varia entre 356 mil e 406 mil quilômetros -, fica num dos pontos mais próximos e isso acontece durante a transformação da fase para Lua cheia.
Em síntese, a Lua vai parecer maior que o normal, por estar mais próxima da terra e pela ilusão de ótica causada pela proximidade com o horizonte. O satélite também pode ter aparência mais brilhosa e avermelhada no período. Não se trata de uma Lua rosa de fato, porque não há mudança de coloração.
Na agenda
Já em maio, o fenômeno ocorrerá novamente e com um eclipse. O eclipse total será no dia 26 de maio, mas será visível em apenas alguns lugares da Terra. O melhor horário para contemplação será ao anoitecer, desde o nascer da lua, pouco antes de o sol se pôr.
Deixe seu comentário