Saúde
Casos de covid-19 e vacinação estão em queda em Bagé

Arquivo FS - Procura pela imunização contra a doença chega a ser uma por semana
De acordo com a Fiocruz, o número de casos de covid-19 tem aumentado no Rio Grande do Sul e em outros seis Estados do país. Isso nas últimas seis semanas. A maioria é na população adulta. O Folha questionou o secretário de Saúde, Ronaldo Hoesel, sobre qual a situação local. Ele garantiu que não observou um aumento de casos em Bagé. Pelo contrário. Antes, disse o titular da pasta, semanalmente, eram confirmados 10, 12 casos; e esse número caiu para "cinco, quatro, seis". Hoesel afirmou também que a procura por testes não subiu.
"Durante o mês de setembro, foram realizados 119 testes com 35 resultados positivos", detalhou. Já na primeira semana do mês de outubro, foram apenas 21 testes, conforme ele, e apenas seis com resultados positivos para a covid-19. "Seguimos o protocolo de coleta de pacientes sintomáticos, com comorbidades, idosos e gestantes têm indicação de RT PCR. Mão dispomos de coleta eletiva em virtude dos baixos índices da doença", pontuou.
Mobilização é pela multivacinação
Questionado sobre a procura por vacinas contra a covid-19, garantiu: "Ninguém quer se vacinar mais. A procura é praticamente zero, tanto no Pam como no Camilo Gomes". Conforme ele, chega a ter apenas um vacinado por semana, quando tem. Ele aproveitou para destacar que ocorre até o dia 28 de outubro a Campanha Nacional de Multivacinação, cujo objetivo é atualizar as carteiras atrasadas. "Para não deixar que, principalmente, a poliomielite retorne", ponderou.
Deixe seu comentário