Ovinocultura
Fenovinos tem incremento de 50% de animais inscritos

Divulgação/Arco - Animais desfilaram nas três pistas montadas para os julgamentos
A 33ª edição da Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos), realizada em Lavras do Sul, contou com a participação de 377 ovinos das raças Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, Dorper e Crioula, além das variedades Naturalmente Coloridas, sendo 320 exemplares a galpão e 16 trios de rústicos que desfilaram nas três pistas montadas para os julgamentos.
A feira teve um incremento de mais de 50% no número de inscritos em relação a Fenovinos de 2019, com a participação de 78 cabanhas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e 43 expositores.
Destaque também para a comercialização durante o remate da 33ª Fenovinos, que obteve um faturamento de mais de meio milhão com a comercialização de mais de mil ovinos, sendo 995 de rebanho geral e 22 animais de elite. O carneiro mais valorizado foi o Corriedale Grande Campeão, vendido pela Cabanha Letícia, de Barra do Quaraí, por 35 mil.
Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler, a feira foi um sucesso. "Os produtores de genética estavam ansiosos por uma oportunidade de mostrar seus produtos, resultado de muito trabalho e dedicação", enfatizou.
O presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Francisco Abascal, disse que foi um desafio enorme para organizar a feira. "Mas ao mesmo tempo víamos a motivação de todos para que a Fenovinos fosse realizada e, mesmo sem poder receber produtores e a comunidade Lavrense, concluímos com êxito a 33ª Fenovinos", pontuou.
Próxima sede
Em programação paralela, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Crioulos - a ABCOC - promoveu uma exposição de coxinilhos - indumentária muito utilizada para montaria e também na produção de artigos de decoração, produzidos a partir das mechas da ovelha da raça crioula e de outros produtos de fibra natural e sintéticos.
Como já é de praxe na Fenovinos, no último dia, os expositores escolhem a cidade sede da edição seguinte da exposição, que tem caráter itinerante. Dois municípios se candidataram a sediar a 34ª edição da Fenovinos em 2022 - Santana do Livramento e Alegrete. Dos 43 expositores que estiveram presentes na eleição, 24 escolheram Santana do Livramento.
Deixe seu comentário