BAGÉ WEATHER

Após retração

Economia gaúcha cresce e projeta recuperação para 2025

Freepik - Apesar das boas notícias, o Boletim de Conjuntura apresenta três fatores de risco

Mesmo após os eventos climáticos extremos que atingiram o Estado no ano de 2024, a economia retomou seu crescimento, apesar de uma queda inicial. Cerca de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) caiu no terceiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior, a indústria e os serviços cresceram 1,1% e 2,3%, respectivamente.  

Na indústria, as atividades que apresentaram queda (eletricidade e gás e construção) foram mais que compensadas pelos aumentos na indústria extrativa mineral e, principalmente, na indústria de transformação. Nos serviços, houve expansão em todas as atividades.  

A explicação para a queda do PIB seria o recuo de 30,6% na agropecuária por conta do período de recuperação de safra. Entretanto, a previsão para 2025 é de aumento da produção agrícola, em especial arroz, milho e soja, que foram afetados em 2024.  

A análise está no Boletim de Conjuntura de janeiro, documento produzido pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). O documento foi divulgado nesta quinta-feira, dia 30, produzido pelos pesquisadores Martinho Lazzari, Tomás Torezani e Liderau Marques Junior. Além disso, o material destaca o aquecimento do mercado de trabalho gaúcho.  

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o número de ocupados do terceiro trimestre do ano apresentou aumento em relação ao trimestre anterior e na comparação interanual. A taxa de desocupação foi de 5,1%, a menor para um terceiro trimestre desde 2013.    

Impulsionamento  

A análise do DEE aponta, também, para a evolução positiva do comércio após as enchentes, e é impulsionada pelos bens de reposição, como móveis, eletrodomésticos e materiais de construção. Já a produção industrial, espera-se que a fabricação de máquinas e equipamentos deixe de impactar negativamente o setor em 2025. O setor de serviços, por sua vez, deve continuar em expansão, impactado pela reabertura do Aeroporto Salgado Filho, a retomada do turismo e a manutenção dos bons resultados do mercado de trabalho.   

Atenção  

Apesar das boas notícias, o Boletim de Conjuntura apresenta três fatores de risco para a economia gaúcha no ano de 2025. O primeiro é a confirmação do La Niña, podendo afetar as culturas de verão na agriculta. E em segundo é a incerteza acerca do desempenho da economia do país, que é influenciado pela alta das taxas de juros. Por último, é a incerteza em relação à economia internacional.

Diretor do Daeb detalha problemas em sessão especial na Câmara Anterior

Diretor do Daeb detalha problemas em sessão especial na Câmara

Vereadora discute com Ministério Público medidas para ampliar acessibilidade Próximo

Vereadora discute com Ministério Público medidas para ampliar acessibilidade

Deixe seu comentário