Segurança
Polícia Civil indicia 24 pessoas por organização criminosa

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Decrab/Bagé concluiu e remeteu ao Poder Judiciário da Comarca de Pinheiro Machado o inquérito policial instaurado em dezembro de 2020 e que teve por objetivo desarticular uma das maiores organizações criminosas, especializada em crimes rurais em atividade na região.
No decorrer das investigações, várias apreensões de objetos roubados e prisões em flagrante foram realizadas, pela Polícia Civil e Brigada Militar, fatos que levaram o delegado André de Matos Mendes, titular da Decrab/Bagé a representar por 62 ordens judiciais, mandados de busca ao Poder Judiciário, pedidos que foram atendidos com parecer favorável do Ministério Público de Pinheiro Machado, tendo o cumprimento das medidas ocorrido no dia 26 de agosto nos municípios de Pelotas, Capão do Leão, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Morro Redondo e Piratini. Até o momento 19 investigados no inquérito foram presos.
A organização criminosa atacava em praticamente toda a região Sul do Estado, tendo a operação levado o nome de Farroupilha em referência ao município de Piratini, um dos mais atacados pelo bando.
O grupo tinha como principal modus operandi o roubo com violência. Usando toucas ninja, fortemente armados e utilizando veículos clonados, adentravam em residências rurais e mantinham famílias em cárcere até que máquinas, utensílios domésticos, armas, arreios e outros objetos fossem carregados. Em alguns casos os criminosos também levavam animais. A participação direta dos integrantes da organização criminosa foi identificada pela equipe de investigações da Decrab/Bagé em pelo menos 34 ocorrências policiais onde foram subtraídos bens na ordem de R$ 630 mil. Várias ferramentas de investigação foram utilizadas pelos policiais.
Os investigados também ofereciam serviço de segurança rural, através de empresa de vigilância, sediada em Capão do Leão. A empresa, que atua de forma irregular, teve suas atividades encerradas. A grande maioria dos investigados possuem vasta ficha criminal, inclusive já haviam sido presos pela Decrab/Bagé em anos anteriores.
Apenas no mês de agosto a Decrab/Bagé desarticulou três organizações criminosas especializadas em crimes rurais: Operação Ronda Tirana na região Central, onde oito prisões por foram cumpridas (grupo especializado em crimes de abigeato); Operação Bento Rengo na região da Campanha, onde cinco prisões foram realizadas (grupo especializado em crimes de abigeato e fraudes documentais); e a Operação Farroupilha na região Sul, onde 19 prisões foram realizadas (grupo especializado em roubos e furtos a propriedades rurais, entre outros crimes). Ao todo, 32 prisões foram realizadas.
Deixe seu comentário