BAGÉ WEATHER

Estado

Temperaturas extremas serão a realidade nos próximos dias

Iara Puntel - Nuvens cogumelo são consequência do calor

O Rio Grande do Sul enfrenta dias de calor extremo, com temperaturas que já ultrapassam os 40°C. A situação é considerada incomum para a climatologia local, especialmente no Oeste gaúcho, onde a cidade de Quaraí registrou 40,3°C às 11h dessa terça-feira. Esse nível de calor antes do meio-dia é raro no Estado, e indica uma jornada escaldante para os gaúchos, como definiu a MetSul Meteorologia.    

Nesta quarta-feira, em Bagé, há possibilidade de chuva isolada, mas o acumulado deve ser muito pouco (1,7 milímetros). A temperatura mínima será 22°C e a máxima atinge os 38°C. Para quinta-feira também há prognóstico de chuva - pouco mais de um milímetro. Os termômetros oscilam entre 22°C e 36°C. O calor dá uma pequena trégua na sexta, com mínima de 19°C e máxima de 34°C, mas no sábado os termômetros voltam a ficar próximos dos 40°C. No domingo e na segunda, deve chegar de fato aos 40°C.   

Outras cidades 

Nos últimos dias, Quaraí tem sido destaque nas temperaturas extremas. No domingo, a cidade atingiu 39,1°C, e na segunda-feira, chegou a impressionantes 42,5°C, o maior registro do Brasil em 2025 até o momento. Essa marca superou os recordes anteriores do ano, como os 42,4°C também em Quaraí, em 23 de janeiro, e os 42,1°C em Porto Murtinho (MS), em 17 de janeiro. Há possibilidade de que novos recordes sejam estabelecidos.   

Municípios como Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui, Alegrete, Maçambará e São Borja enfrentarão calor intenso, com níveis considerados perigosos. Na Grande Porto Alegre, o calor será excessivo, com temperaturas de 6°C a 8°C acima da média para fevereiro. Na capital, a maioria dos bairros terá máximas entre 35°C e 37°C, podendo ser ainda maiores em algumas áreas devido ao efeito da ilha de calor urbano. 

SCPC registra mais de 2,4 mil inadimplentes no primeiro mês do ano Anterior

SCPC registra mais de 2,4 mil inadimplentes no primeiro mês do ano

CEEE divulga dicas para economizar no calorão Próximo

CEEE divulga dicas para economizar no calorão

Deixe seu comentário