Minerva Foods e sindicatos sinalizam acordo com reajuste salarial
Saúde
Multivacinação tem Dia D neste sábado em Bagé

Arquivo/FS - Nesta semana, 355 crianças e adolescentes foram até os postos
Uma unidade móvel estará neste sábado na praça Silveira Martins, das 9h às 17h. Isso porque hoje é o Dia D de mobilização para atualização do esquema de vacinação de crianças e adolescentes. A campanha de Multivacinação começou no início de outubro e se estende até o dia 29 deste mês. Além da unidade móvel, neste sábado também será possível levar as crianças e os adolescentes em oito unidades de Saúde nos bairros.
Vale destacar que o público-alvo da multivacinação são crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é reduzir a circulação viral e bacteriana, para, assim, evitar doenças, "diminuindo o risco de novos surtos de doenças imunopreviníveis, em especial as de transmissão respiratória em todo o território nacional", como destacou divulgação da Secretaria de Saúde.
Será possível levar os jovens nas unidades do Centro Social Urbano, Castro Alves, Floresta, Arvorezinha, Caic, Sá Monmanny, Prado Velho e Camilo Gomes. Além, é claro, da unidade que estará mobilizada no centro da cidade. Só nesta semana, de acordo com a coordenadora municipal de imunizações da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Tatiana Miranda, 455 crianças e adolescentes circularam nas unidades. Ainda conforme ela, 33% deste público-alvo receberam vacinas.
Questionada sobre se há uma meta a ser batida, a profissional esclareceu que não. Isso porque o objetivo da mobilização é atualizar as carteiras atrasadas, muito em decorrência da PANDEMIA de coronavírus. Ou seja, o objetivo é colocar em dia os esquemas vacinais. "Não é campanha de vacinação. Nas campanhas sim devemos atingir metas", enfatizou.
Tanto Tatiana como o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, já haviam esclarecido à reportagem uma dúvida de muitos pais e jovens: aqueles jovens que fizeram recentemente a vacina contra a covid-19 também podem buscar as demais. Não é necessário esperar, inclusive mencionou que já não é preciso respeitar um intervalo de 14 dias para fazer a vacina da gripe, como antes era orientado.
Ao todo, o calendário de vacinação prevê 14 tipos de vacinas até os 7 anos e outras oito até os 15 anos, fora as que ocorrem em campanhas específicas, como a da gripe e da covid-19. Mais de dois milhões de pessoas no Estado fazem parte desse grupo de menores de 15 anos. O Estado divulgou que uma das preocupações, atualmente, é a volta da pólio (ou poliomielite), também conhecida como paralisia infantil, doença causada por um vírus que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes contaminadas ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.
Deixe seu comentário