Alerta
Médica fala sobre o frio e doenças respiratórias

Berenice Medeiros/Especial FS - Esta semana município de Bagé registrou geada
Bagé é considerada uma das cidades mais frias do Estado por ser fronteira com o Uruguai. As baixas temperaturas se tornam mais severas em razão do frio que entra no país vizinho. Esta semana os termômetros chegaram a marcar dois graus durante a madrugada, o que ocasionou a primeira geada. Mas enquanto pessoas?acordam cedo para fotografar a geada, outras?sofrem com o frio que agrava ainda mais os casos de doenças respiratórias, o que é muito frequente neste período.
A médica pneumologista Flávia Marzola conversou com a reportagem e explicou que durante o frio alguns cuidados devem ser tomados pelas pessoas, pois neste período de frio intenso as internações de quem tem acima 65 anos e crianças até dois anos têm aumento. "Esses pacientes têm grandes chances de terem uma pneumonia, e isso faz com que seja necessária a internação hospitalar", alerta.
A médica informa que um fator muito importante e que as pessoas devem ter muito cuidado é em relação ao cigarro, porque os fumantes têm chance de terem um enfisema pulmonar e devem evitar fumar dentro de casa. Segundo ela, quem fuma no interior da residência faz com que pessoas não fumantes que residem no mesmo local venham a sofrer de infecção respiratória.
Além disso, a profissional lembra que as pessoas esquecem que necessitam ser imunizados contra a Influenza. No entanto, conforme ela, a doença mata muito mais que a covid-19.
Ambientes
Flávia salienta que muitas casas têm ar condicionado, lareira e fogão a lenha, e que por isso é preciso ter cuidado. A profissional também alerta que chaminés, tanto da lareira quanto do fogão a lenha, têm que estarem limpas para evitar que coloquem fumaça para dentro de casa. Em relação ao ar condicionado, a médica diz que os filtros do aparelho devem estar sempre limpos. Flávia recomenda que neste período as pessoas devem ingerir muito líquido. Outras orientações são lavar o nariz com soro fisiológico, não ficar em lugares que existam aglomerações porque circulam vírus e bactérias, não se expor ao frio e nunca usar medicamentos por conta própria.
Deixe seu comentário