Clima
Maio terá chuvas dentro da média

Thaís Nunes - Temperaturas não devem ultrapassar a casa dos 25 graus neste mês
A chuva se tornou uma das principais preocupações dos bageenses ao longo dos anos. Com um histórico de estiagem, em toda a troca de mês é normal que a população se preocupe com o nível de precipitação. Entretanto, as previsões climáticas apontam que maio deverá ter chuvas dentro da média.
De forma geral, o mês será de temperatura abaixo da casa dos 25 graus, o que já é esperado para o outono. "Neste mês é frequente a presença de vários dias com a ausência de nuvens e a presença de alta pressão atmosférica, o que favorece a formação da estabilidade atmosférica, que é uma característica que favorece a formação dos chamados 'veranicos de maio'", explicou Gustavo Trentin, que é agrometeorologista e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul.
Esses dias, de acordo com o profissional, devem favorecer os cultivos da época. "Esses dias ensolarados também estimulam o crescimento das pastagens antes dos períodos de baixas temperaturas que ocorrem no inverno", comentou.
Outro fator importante serão as chuvas. Conforme Trentin, o volume de precipitação deve ficar dentro da média histórica. "Os modelos indicam chuvas dentro da normal histórica deste mês, favorecendo o estabelecimento dos cultivos", afirmou.
Quanto às geadas, elas devem aparecer com mais frequência a partir da segunda quinzena do mês, quando as condições climáticas serão mais favoráveis para a sua ocorrência. Até lá, o fenômeno deve se concentrar na região Norte do Rio Grande do Sul.
Semana
A semana deve ter dias chuvosos na Rainha da Fronteira, de acordo com a previsão feita pelo instituto Climatempo. Hoje pode chover até 45 milímetros ao longo do dia, quando as temperaturas ficam entre os 14 e 21 graus. Na quarta-feira o prognóstico se repete, com temperaturas ainda mais baixas. Pode chover até 10 milímetro e a temperatura mínima será de 10 graus e a máxima de 15. Na quinta o tempo volta a ficar firme. A mínima será de sete graus e a máxima de 16. Já na sexta-feira os termômetros despencam. A mínima será de apenas quatro graus e a máxima de 18. Devido à baixa temperatura, é possível que neste dia tenha a ocorrência de geada. No sábado a previsão é de dia ensolarado, com mínima de oito e máxima de 20 graus. Por fim, no domingo, o quadro se repete, com mínima de nove e máxima de 21 graus.
Deixe seu comentário