Amamentação
Dia mundial destaca a importância da doação de leite humano

Reprodução/FS - Bagé conta com o Banco de Leite Humano, na Santa Casa
O dia 19 de maio é considerado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A data tem como objetivo chamar a atenção para este tipo de doação que é tão importante, sobretudo para os recém-nascidos. Em Bagé, a Santa Casa de Caridade conta com o Banco de Leite Humano, que ajuda na alimentação dos pequenos.
Não há como precisar o número de crianças atendidas, já que isso depende de quantas estão internadas no hospital e precisam de ajuda para alimentação. Conforme a nutricionista do Banco, Bárbara Corrêa Palma de Lira, a maioria dos atendidos são os bebês internados na UTI Neonatal e Pediátrica. "Quando temos um bom volume de leite também conseguimos atender as crianças da maternidade", explicou.
Para o funcionamento a pleno da unidade, o ideal seria que fossem doados por volta de 60 litros de leite por mês. Por isso, Bárbara destaca que qualquer ajuda é bem-vinda. "Muitas mães não conseguem produzir muito leite, juntam um ml no frasco e acabam descartando, achando que é pouca quantidade. Mas qualquer doação já nos ajuda", esclareceu.
No caso das mamães que querem ajudar, a nutricionista afirma que é necessário fazer um cadastro junto ao Banco. Neste momento a doadora recebe um frasco esterilizado e todas as orientações sobre como proceder para coletar o leite e fazer a doação. O Banco de Leite Humano funciona todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 19h. O número para contato é o (53) 3240 3200, ramal 209.
Benefícios
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) destaca uma série de benefícios para a criança que recebe o leite materno. O aleitamento melhora a digestão e diminui as cólicas; desenvolve a inteligência, quanto maior for o tempo de aleitamento; reduz o risco de alergias; diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma; estimula e fortalece a arcada dentária; e previne contra as doenças contagiosas.
Deixe seu comentário